Possibilidades da Gestão Social como campo do conhecimento científico: considerações sobre os critérios de demarcação

Authors

  • Airton Cardoso Cançado UFT
  • José Roberto Pereira UFLA
  • Fernando Guilherme Tenório EBAPE/FGV

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31305

Keywords:

Gestão Social, Critério de Demarcação, Ciência

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir a cientificidade do campo da Gestão Social. Como não há consenso sobre o que é ciência, foram escolhidos quatro critérios de demarcação (entre ciência e senso comum): Popper, Kuhn, Feyerabend e Santos. Para delimitar o campo da Gestão Social foi feita uma escolha teórica baseada nos trabalhos de Tenório e Cançado. A partir dessas quatro abordagens e da escolha teórica, a Gestão Social foi analisada para entender se ela satisfaz a esses critérios. Como resultado a Gestão Social atendeu aos critérios de demarcação de Popper, Feyerabend e Santos; porém, não atendeu ao de Kuhn.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Airton Cardoso Cançado, UFT

Draduado em Administração de Cooperativas (UFV), Mestre em Administração (UFBA), Coordenador do NESol/UFT.

José Roberto Pereira, UFLA

Doutor em Sociologia (UnB). Membro da RGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Fernando Guilherme Tenório, EBAPE/FGV

Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ). Membro da RGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola Brasileira de administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV.

Published

2014-11-28

How to Cite

Cançado, A. C., Pereira, J. R., & Tenório, F. G. (2014). Possibilidades da Gestão Social como campo do conhecimento científico: considerações sobre os critérios de demarcação. NAU Social, 5(9). https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31305

Issue

Section

Novos Territórios