Gestão Social da Previdência Social Brasileira como Política Pública de Desenvolvimento Socioeconômico

Autores

  • Lara Lúcia da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Thiago de Melo Teixeira da Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Edson Arlindo Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31258

Palavras-chave:

Previdência Social, Políticas Públicas, Gestão Social.

Resumo

Os sistemas previdenciários objetivam contribuir com recursos financeiros a classe trabalhadora formal e informal quando são afastados do mercado de trabalho. Previdência Social é uma importante área de políticas públicas e dos gastos sociais brasileiros, abrangendo a participação de um grande número de famílias e impactando toda a sociedade nos níveis econômico, político e social. Este trabalho teve por objetivo analisar a Previdência Social Brasileira, enquanto provedora de benefícios e instrumento de distribuição de renda e apresenta-la como espaço de discussão e de formulação de políticas públicas no contexto da gestão social. O estudo partiu de discussões pontuais sobre o surgimento do Estado do Bem-Estar Social e da Previdência Social brasileira, passando pela sua formação, definição e objetivos do sistema previdenciário no Brasil. Em seguida evidencia-se a importância da Previdência Social como política pública de desenvolvimento social e econômico no Brasil. Para isso, foi feito um estudo exploratório, com o objetivo de levantar linhas de reflexão sobre os fatores que permeiam as políticas previdenciárias e o seu papel na consolidação do campo da gestão social. Verificou-se que a Previdência Social brasileira é um instrumento de política pública de Estado, caracterizada como redistributiva, isto é, voltada para a proteção social e distribuição de renda, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país, mas que necessita de maior participação da sociedade no processo de formulação das políticas. Uma reforma política pode ser o primeiro passo em prol da causa da previdência social e de uma maior aproximação entre sociedade e a gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Lúcia da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2012) e cursando mestrado em Administração com ênfase em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV 2012-2014), desenvolvendo pesquisas na área da Previdência Social.

Thiago de Melo Teixeira da Costa, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Economia Aplicada pela mesma universidade e professor no departamento de administração e contabilidade.

Edson Arlindo Silva, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Administração e Contabilidade vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação em administração.

Downloads

Publicado

2014-05-12

Como Citar

da Silva, L. L., da Costa, T. de M. T., & Silva, E. A. (2014). Gestão Social da Previdência Social Brasileira como Política Pública de Desenvolvimento Socioeconômico. NAU Social, 5(9). https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31258

Edição

Seção

Novos Territórios