VOLUNTARIADO
a perceção das pessoas que doam seu tempo em prol da coletividade
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v13i25.47201Resumen
Em um contexto em que o voluntariado ganha importância como uma maneira de viabilizar a demanda de mão de obra gerada no Terceiro Setor para o desenvolvimento das atividades, este estudo se propõe a discutir qual a importância do voluntariado em uma entidade sem fins lucrativos em Santa Maria, RS. Para tanto, como forma de responder ao objetivo geral, utilizou-se como objetivos específicos, analisar o perfil dos voluntários atuantes na associação, descrever o papel dos voluntários em sua atuação diária na organização e caracterizar o voluntariado enquanto valor para a associação estudada. Percebe-se a necessidade de compreender as motivações que levam os indivíduos a partilharem do seu tempo e trabalho espontaneamente, sendo assim para o desdobramento do método partiu-se de uma pesquisa de cunho descritiva com abordagem qualitativa, onde para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Essas entrevistas basearam-se no framework proposto por Gemelli, Bitencourt e Santos (2015) e testado por Gemelli e dos Santos (2016), o qual considera as quatro dimensões de motivação para o trabalho voluntário, cuja categorização fundamenta-se em uma abordagem multifacetada das motivações para o trabalho voluntário, deixando de lado a discussão baseada em altruísmo e egoísmo. Para análise dos dados, adotou-se a técnica de análise do conteúdo, com base em Bardin (2011), considerando as interpretações que cada sujeito tem do objeto em pesquisa, obtendo como resultados mais relevantes as categorias satisfação pessoal, pertencimento ao grupo, desenvolvimento das habilidades e crença nos objetivos da organização como fatores motivacionais que impulsionam os indivíduos a voluntariar.
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