Produção de Conhecimento & Aprendizagem Socioprática em Cidades Amazônicas: uma análise da Gestão Social no Observatório Social de Belém

Autores/as

  • Júnia Fátima do Carmo Guerra UEMG
  • Ana Maria Vasconcellos UNAMA
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). http://orcid.org/0000-0002-7835-5851

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v13i24.45218

Palabras clave:

Produção de Conhecimento, Aprendizagem Socioprática, Observatório Social, Cidades, Belém.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento na Gestão Social construída no âmbito do Observatório Social de Belém (OSB). Para tanto, foram discutidas as premissas teóricas sobre Gestão Social apoiadas na ideia de cidades justas, demcráticas e sustentáveis, bem como a produção de conhecimento a partir da noção de aprendizagem socioprática, por considerar que este tipo de conhecimento permeia as práticas e as dinâmicas do Observatório Social de Belém. Os resultados derivados da pesquisa qualitativa demonstraram que a produção de conhecimento nessa iniciativa do campo da Gestão Social promovida pelas práticas e interações realizadas no OSB se dá em espaços de discussão, de diálogo e também de embates, os quais induzem a reflexão entre os atores envolvidos no contexto de cidades justas e sustentáveis. Porém, observou-se que, apesar da consistência das parcerias e interações firmadas com alguns grupos da sociedade civil e setores públicos há, por vezes, informações pouco disseminadas, o que torna o diálogo menos qualificado e traz grandes desafios para a produção de conhecimento compartilhada. Além disso, notou-se que há uma lacuna entre o setor empresarial e a sociedade civil mais vulnerável, de forma que esses segmentos pouco contribuem para a consolidação de cidades justas e sustentáveis.

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Biografía del autor/a

Júnia Fátima do Carmo Guerra, UEMG

Doutora em Administração (PUC Minas)

Professora da UEMG

Ana Maria Vasconcellos, UNAMA

Doutora

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2022-02-18

Cómo citar

Guerra, J. F. do C., Vasconcellos, A. M., & Teodósio, A. dos S. de S. (2022). Produção de Conhecimento & Aprendizagem Socioprática em Cidades Amazônicas: uma análise da Gestão Social no Observatório Social de Belém. NAU Social, 13(24), 954–969. https://doi.org/10.9771/ns.v13i24.45218

Número

Sección

Gestão Social e Amazonia