A LOGICA DA INTERVENÇÃO E OS INDICADORES DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE BANCOS DE ALIMENTOS BRASILEIROS

Autores

  • Natalia Tenuta Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (IRR-Fiocruz Minas) https://orcid.org/0000-0002-9891-3435
  • Romero Alves Teixeira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) https://orcid.org/0000-0001-6623-8239
  • Rômulo Paes Sousa Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (IRR-Fiocruz Minas)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v14i26.51056

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um mapa de processos e resultados dos bancos de alimentos brasileiros e propor um conjunto de indicadores para seu monitoramento e avaliação. A pesquisa realizada baseou-se no acervo teórico dos conceitos e técnicas de monitoramento e avaliação de programas sociais e no conteúdo técnico disponível para os bancos de alimentos nacionais. Para elaboração do nosso trabalho, os percursos metodológicos escolhidos partiram da abordagem qualitativa, recorrendo a análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diversos atores dos bancos de alimentos, etapas que serviram para identificar seus principais componentes, descrever sua intervenção social e, por fim, construir o painel de indicadores. Foram identificados os objetivos dos bancos de alimentos, os contextos e recursos necessários para seu funcionamento, sua dinâmica e seus produtos, resultados e impactos esperados. A partir dessas informações, a lógica dos bancos de alimentos foi sintetizada em um Mapa de Processos e Resultados, que apoiou a proposta de um Mapa de Indicadores. Com essa proposta de mapas, descrevemos os bancos de alimentos brasileiros a partir de seus principais componentes, podendo orientar a elaboração de planos viáveis de avaliação e monitoramento para verificação do seu desempenho enquanto estratégia para a segurança alimentar e nutricional.

Palavras-chaves: Bancos de Alimentos; Teoria da Mudança; Monitoramento e Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Tenuta, Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (IRR-Fiocruz Minas)

Natalia Tenuta, MSc, é nutricionista e pesquisadora, especialista em gestão de bancos de alimentos e doutoranda em Saúde Coletiva pela Fiocruz Minas. Tem interesse em políticas de segurança alimentar e nutriconal e combate às perdas e desperdícios de alimentos. É consultora de redes brasileiras de bancos de alimentos (Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e Rede Mesa Brasil Sesc). Trabalhou como consultora da FAO e da UNESCO no Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Cidadania.

Romero Alves Teixeira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Romero Alves Teixeira é nutricionista, doutor em ciências da saúde. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, lecionando no curso de graduação em Nutrição e nos programas de pós-graduação em Ciências da Nutrição e Saúde, Sociedade e Meio Ambiente. É pesquisador na área de Nutrição e Saúde Pública, com ênfase em Promoção da Saúde, Vigilância Sanitária, Epidemiologia Nutricional e Segurança Alimentar.

Rômulo Paes Sousa, Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (IRR-Fiocruz Minas)

Rômulo Paes-Sousa, MD, PhD, é especialista em políticas de saúde e proteção social, interessado em políticas de erradicação da pobreza, políticas de proteção social, indicadores de desigualdade social e técnicas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) aplicadas a estudos sociais e urbanos. É Pesquisador Sênior da Fiocruz (Brasil) e Associado Honorário do Instituto de Estudos de Desenvolvimento da Universidade de Sussex (Reino Unido). No início de sua carreira, foi Vice-Ministro do Desenvolvimento Social do Brasil e Secretário Nacional de Avaliação e Gestão da Informação na mesma instituição; e Diretor do Centro Mundial do PNUD para o Desenvolvimento Sustentável. Trabalhou como assessor e consultor internacional em política de proteção social e monitoramento e avaliação na América Latina, África e Ásia para o PNUD, FAO, BID, OPAS, Banco Mundial e DFID.

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Tenuta, N., Alves Teixeira, R., & Paes-Sousa, R. (2024). A LOGICA DA INTERVENÇÃO E OS INDICADORES DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE BANCOS DE ALIMENTOS BRASILEIROS. NAU Social, 14(26), 1279–. https://doi.org/10.9771/ns.v14i26.51056

Edição

Seção

Novos Territórios