Produção de Conhecimento & Aprendizagem Socioprática em Cidades Amazônicas: uma análise da Gestão Social no Observatório Social de Belém
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v13i24.45218Palavras-chave:
Produção de Conhecimento, Aprendizagem Socioprática, Observatório Social, Cidades, Belém.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento na Gestão Social construída no âmbito do Observatório Social de Belém (OSB). Para tanto, foram discutidas as premissas teóricas sobre Gestão Social apoiadas na ideia de cidades justas, demcráticas e sustentáveis, bem como a produção de conhecimento a partir da noção de aprendizagem socioprática, por considerar que este tipo de conhecimento permeia as práticas e as dinâmicas do Observatório Social de Belém. Os resultados derivados da pesquisa qualitativa demonstraram que a produção de conhecimento nessa iniciativa do campo da Gestão Social promovida pelas práticas e interações realizadas no OSB se dá em espaços de discussão, de diálogo e também de embates, os quais induzem a reflexão entre os atores envolvidos no contexto de cidades justas e sustentáveis. Porém, observou-se que, apesar da consistência das parcerias e interações firmadas com alguns grupos da sociedade civil e setores públicos há, por vezes, informações pouco disseminadas, o que torna o diálogo menos qualificado e traz grandes desafios para a produção de conhecimento compartilhada. Além disso, notou-se que há uma lacuna entre o setor empresarial e a sociedade civil mais vulnerável, de forma que esses segmentos pouco contribuem para a consolidação de cidades justas e sustentáveis.
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