ECONOMIAS PARA O BEM VIVER

uma reflexão para a sociedade pós-pandemia

Autores

  • Alair Ferreira de Freitas Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v12i22.37814

Palavras-chave:

Economia, bem viver, ecologia integral

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre uma questão premente, reforçada no âmbito da pandemia da Covid-19, quer marcará para sempre a humanidade: em que sentido conduzir a transformação de nossas economias para que o “novo normal” após a pandemia não continue sendo de reprodução da pobreza, da fome e da degradação da natureza? A partir de pressupostos e conceitos enunciados pela Carta Encíclica Laudato Si elaborada pelo Papa Francisco e da noção de “bem viver” desenvolvida por Alberto Acosta, com apoio de outros autores, defino duas dimensões reflexivas principais: cognitiva, que diz respeito aos sentidos e significados que atribuímos a nossas experiências e, especialmente, à definição do que é econômico; e a institucional, que explicita a importância das instituições e de aspectos normativos no condicionamento de nossos comportamentos. Essas dimensões revelam aspectos fundamentais para a transformação da economia e fundamentam a reflexão, a partir da noção de ecologia integral, sobre a transição socioecológica da economia para que possamos desenhar economias para o bem viver, o que representa uma complexa ruptura paradigmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alair Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela UFV. Professor do Departamento de Economia Rural da UFV

Referências

ACOSTA, Alberto. Bem Viver: Uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária e Elefante Editora, 2016.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.

MARÇAL, Katrine. O Lado invisível da Economia: uma visão feminista. Tradução: Laura Folgueira. São Paulo: Editora Alaúde, 2017.

OSTROM, Elinor. Governing the commons: the evolution of institutions for collective action. Indiana university: University press, 1990.

PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si: sobre o Cuidado da Casa Comum. Roma: Cidade do Vaticano, 2015. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html , Acessado em 10/05/2020.

POLANYI, Karl. A subsistência do homem e ensaios correlatos. Rio de Janeiro, Contraponto, 2012.

RAWORTH, Kate. Doughnut economics: seven ways to think like a 21stcentury economist. Chelsea Green Publishing, 2017.

STRASSMANN, Diana. A economia feminista. In: PETEERSON, Janice; LEWIS, Margareth (orgs). Feminist Economic. Northampton/USA: Edward Elgar, 1999. Traduzido por Maria Giuseppina Curione.

Publicado

2024-03-25

Como Citar

de Freitas, A. F. (2024). ECONOMIAS PARA O BEM VIVER: uma reflexão para a sociedade pós-pandemia. NAU Social, 12(22), 633–649. https://doi.org/10.9771/ns.v12i22.37814

Edição

Seção

Rosa dos Ventos