REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DO CONTEÚDO “GESTÃO SOCIAL” NO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v12i22.31433Palavras-chave:
Gestão Social, Pós-Graduação Stricto Sensu, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Juiz de ForaResumo
Este artigo busca argumentar que o conteúdo e a sistemática de avaliação da disciplina “Gestão Social”, do mestrado acadêmico em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, mostraram-se adequados à dinâmica de ensino e aprendizagem e ao protagonismo discente, embora alguns aspectos possam ser aprimorados. Para alcançar sua finalidade, o texto reflete sobre os propósitos e o conteúdo da disciplina, o processo de avaliação de aprendizagem, os méritos e as limitações da interação pedagógica. Os propósitos da disciplina em análise foram: a) discutir a necessidade da Gestão Social nas organizações contemporâneas; b) detalhar premissas para a compreensão da Gestão Social; c) discutir a concepção original de Gestão Social, bem como a evolução do conceito e as críticas dirigidas a ele e d) apresentar iniciativas organizacionais e acadêmicas inspiradas ou compreendidas à luz da Gestão Social. A avaliação de aprendizagem, aspecto fundamental para o protagonismo discente, contou com três instrumentos. O primeiro, relativo à participação, correspondeu a 20% da nota final. O segundo respondeu por 40%, assim como o terceiro, perfazendo 100%. Os instrumentos 02 e 03, seminário e produção textual, respectivamente, eram interdependentes e abarcaram a conexão da Gestão Social com os temas “organizações privadas”, “o público não estatal”, “organizações públicas”, “políticas públicas” e “o ensino de Administração”.
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