(RE)EXISTÊNCIAS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Autori

  • Lílian Isabel Gomes dos Santos Miranda Universidade Federal da Bahia
  • Ronaldo Lira de Albuquerque Junior Universidade Federal da Bahia

Parole chiave:

Sequência didática, PIBID/UFBA Letras, Identidades, Letramentos de reexistência

Abstract


O presente relato de experiência tem como objetivo geral apresentar as reflexões construídas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras LP, durante o processo de planejamento e desenvolvimento de sequência didática visando o trabalho com o gênero microconto sob uma perspectiva baseada em letramentos de reexistência em uma turma do 8° ano do Fundamental II da Escola de primeiro grau Jesus Cristo. Para o desenvolvimento deste trabalho, assentamos o nosso referencial teórico-metodológico em Marcuschi (2008), quanto aos gêneros textuais; Freire (1970) e sua abordagem emancipatória da educação, Souza (2011); para questões acerca dos Letramentos de reexistência e Multiletramentos,  Dolz, Noverráz e Schneuwly (2004), sobre o planejamento de módulos de sequência didática. Desta forma, este trabalho relata os procedimentos e o processo de planejamento de sequência didática numa turma de 8° ano. 

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Biografie autore

Lílian Isabel Gomes dos Santos Miranda, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia desde 2018.1. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Letras LP. Pesquisadora do grupo de pesquisa Leituras Contemporâneas.

Ronaldo Lira de Albuquerque Junior, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Letras LP.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2020-07-18

Come citare

Miranda, L. I. G. dos S., & de Albuquerque Junior, R. L. (2020). (RE)EXISTÊNCIAS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Inventário, (25), 191–199. Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34616

Fascicolo

Sezione

Relatos de experiência