(RE)EXISTÊNCIAS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Authors

  • Lílian Isabel Gomes dos Santos Miranda Universidade Federal da Bahia
  • Ronaldo Lira de Albuquerque Junior Universidade Federal da Bahia

Keywords:

Sequência didática, PIBID/UFBA Letras, Identidades, Letramentos de reexistência

Abstract


O presente relato de experiência tem como objetivo geral apresentar as reflexões construídas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras LP, durante o processo de planejamento e desenvolvimento de sequência didática visando o trabalho com o gênero microconto sob uma perspectiva baseada em letramentos de reexistência em uma turma do 8° ano do Fundamental II da Escola de primeiro grau Jesus Cristo. Para o desenvolvimento deste trabalho, assentamos o nosso referencial teórico-metodológico em Marcuschi (2008), quanto aos gêneros textuais; Freire (1970) e sua abordagem emancipatória da educação, Souza (2011); para questões acerca dos Letramentos de reexistência e Multiletramentos,  Dolz, Noverráz e Schneuwly (2004), sobre o planejamento de módulos de sequência didática. Desta forma, este trabalho relata os procedimentos e o processo de planejamento de sequência didática numa turma de 8° ano. 

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Author Biographies

Lílian Isabel Gomes dos Santos Miranda, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia desde 2018.1. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Letras LP. Pesquisadora do grupo de pesquisa Leituras Contemporâneas.

Ronaldo Lira de Albuquerque Junior, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Letras LP.

References

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Published

2020-07-18

How to Cite

Miranda, L. I. G. dos S., & de Albuquerque Junior, R. L. (2020). (RE)EXISTÊNCIAS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Inventário, (25), 191–199. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34616

Issue

Section

Relatos de experiência