(RE)EXISTÊNCIAS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Keywords:
Sequência didática, PIBID/UFBA Letras, Identidades, Letramentos de reexistênciaAbstract
O presente relato de experiência tem como objetivo geral apresentar as reflexões construídas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras LP, durante o processo de planejamento e desenvolvimento de sequência didática visando o trabalho com o gênero microconto sob uma perspectiva baseada em letramentos de reexistência em uma turma do 8° ano do Fundamental II da Escola de primeiro grau Jesus Cristo. Para o desenvolvimento deste trabalho, assentamos o nosso referencial teórico-metodológico em Marcuschi (2008), quanto aos gêneros textuais; Freire (1970) e sua abordagem emancipatória da educação, Souza (2011); para questões acerca dos Letramentos de reexistência e Multiletramentos, Dolz, Noverráz e Schneuwly (2004), sobre o planejamento de módulos de sequência didática. Desta forma, este trabalho relata os procedimentos e o processo de planejamento de sequência didática numa turma de 8° ano.
Downloads
References
BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9394/1996______. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso: 12/09/2019
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. . In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais no ensino de língua. In: _____ Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira. 2011. Intensidade, brevidade e coalescência: das vertentes do conto, o microconto. In: Carandá: Revista do Curso de Letras do Campus do Pantanal – UFMS, Corumbá, MS, novembro 2011, n. 4, p. 274‐298.
MATTOS, Lavínia Neves dos Santos. Manual de orientações gerais para bolsistas ID e supervisão PIBID LETRAS LP 2018. Salvador, 2018. p. 1-10.
SOUZA, Ana Lúcia. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.