Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario <p>A Revista Inventário é editada pelos estudantes dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras. Tem por política editorial publicar, semestralmente, artigos científicos, ensaios, resenhas, miniartigos e relatos de experiência, produzidos no âmbito dos estudos linguísticos e/ou literários cujos originais tenham obtido parecer positivo de pelo menos dois avaliadores especializados na área específica do trabalho submetido.<br />Área do conhecimento: Linguística, Letras<br />ISSN (online): 1679-1347 - Periodicidade: Semestral </p> pt-BR <span>Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.</span> inventar@ufba.br (Editoria) inventar@ufba.br (Suporte Inventário) sex, 14 jul 2023 00:45:10 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial 31 https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/55424 Naiara Santana Pita ; Bruno Ferreira Vicente, Sanio Santos Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/55424 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 ENTRE LIVROS E BLOGS https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49767 <p>O objetivo deste texto é investigar como a escritora em estudo, Ângela Vilma, alinha-se a uma imagem de autor instituída através de sua experiência de leitura. É evidente em seu <em>blog</em>, Aeronauta, a referência a uma extensa e produtiva família literária da qual parece participar. Logo, “o escritor como leitor” será o mote principal para delinear uma linha de raciocínio do princípio ao fim deste trabalho. A formação da autora como leitora dialoga com as diferentes nuances que produzem a figura autoral no ciberespaço contemporâneo.Observa-se no percurso temporal em torno da questão da autoria, como esta noção nunca esteve imune a as alterações de percepção. Logo, o estudo que se empreenderá neste breve texto , resulta da mudança das noções de autor, leitor e literatura, pois o objeto a ser analisado nestas linhas, o suporte<em>&nbsp;blog</em>, altera a cada dia o que se entende&nbsp;por estes conceitos. Para efeito de discussão, os textos: <em>O que é um autor?</em><strong>&nbsp;&nbsp;</strong>(FOUCAULT, 2001), <em>A assinatura e O nome próprio</em>&nbsp;(DERRIDA, 1996), como o excerto da dissertação de mestrado de Rafael Eduardo Giraldo (2010), assumem posição de destaque na análise que pretendemos desenvolver.</p> Naiana Pereira de Freitas Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49767 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 O TEXTO POÉTICO E A LINGUÍSTICA TEXTUAL DA MÚSICA “CONSTRUÇÃO” DE CHICO BUARQUE https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53153 <p>O objetivo deste estudo é apresentar uma análise da narrativa da canção <em>Construção</em>, de Chico Buarque de Hollanda, e também as marcas da linguística textual, especialmente os pressupostos e subentendidos. O objeto de estudo é o texto poético apresentado na canção escrita no período do Regime Militar (1971) e que traz consigo um discurso e materialidade únicos e que faz parte da marca literária do autor na sua fase de crítica político-social. Assim, avaliam-se os elementos narrativos como personagens, lugar, tempo e espaço, além de compreender o enfoque implícito, fortemente relacionado ao momento vivido pela sociedade brasileira na época, apresentando a partir de um discurso poético carregado de subjetividade. Destaca-se a importância do trabalho com música em sala de aula, sendo necessário trabalhar os elementos narrativos e as inferências linguísticas, auxiliando-os não apenas na decodificação do texto, mas sim na sua interpretação.</p> Lilian Rejane da Costa Minotto Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53153 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 A IGREJA DO DIABO https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53383 <p>O presente artigo intenciona estudar como o mal, tema tão abordado na literatura e na filosofia, também é trabalhado no conto “A igreja do diabo”<em>, </em>do escritor brasileiro Machado de Assis. Para isso, partiremos de uma reflexão prévia acerca do mal na sua produção literária, debruçando-nos, mais especificamente, sobre a problemática do mal na obra do escritor brasileiro e, posteriormente, entraremos em uma análise do conto mencionado. Como suporte teórico, levaremos em consideração os diversos estudos que abarcam as obras machadianas a partir da interface entre filosofia e literatura, tomando como referência, teóricos como Benedito Nunes (2012), Alfredo Bosi (2007), Roberto Schwartz (2000) e as discussões sobre os aspectos e dimensões do mal, da culpa e do sofrimento a partir de textos de pensadores como C.S. Lewis (2006), Paul Ricoeur (1998), Georges Bataille (1989), entre outros que nos ajudarão a compreender melhor essa temática e suas implicações em obra.</p> Ramon Diego Câmara Rocha Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53383 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 A ERRÂNCIA EM PERSPECTIVA NO "PRIMEIRAS ESTÓRIAS" DE GUIMARÃES ROSA https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/52932 <p>O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades de pesquisa que integram os campos da Literatura, Comunicação e Estética, desenvolvendo uma abordagem teórico-metodológica a partir da convergência dessas áreas. Para isso, realizamos uma análise do conto "As margens da Alegria", presente no livro Primeiras Estórias (1962) de Guimarães Rosa. O escritor promove uma literatura que aborda tanto o verbal quanto o não-verbal, permitindo a integração de perspectivas de áreas coexistentes. Em consonância, ompreendemos os aspectos da errância como uma emoção, o ser errante seria sinônimo travessia, passagem e deslocamento, possibilitando uma interpretação estética-literária desse tema. A metodologia de análise se baseia nas noções de Paola Berenstein Jacques (2012), Merleau-Ponty (1999), Didi-Huberman (2016) e Edgar Morin (2017), bem como em estudos literários de Antonio Candido (2002) e Alfredo Bosi (2021). Como resultado, foram identificadas importantes abordagens de leitura desse conto, por meio de noções e percepções que permitem a integração da literatura e da comunicação em diversas metodologias.</p> Andressa Nascimento Gonçalves Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/52932 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 O PRINCÍPIO DE DELICADEZA NA POESIA DE ANA MARTINS MARQUES https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/52785 <p>Ana Martins Marques está entre os poetas que constituem o cenário literário brasileiro contemporâneo. Com uma poesia de cariz fortemente pictórico, a poeta frequentemente tematiza a vida cotidiana, buscando nela apontar o que pode ser belo, memorável. Este artigo objetiva investigar o princípio de delicadeza, delineado por Roland Barthes, na poesia de Ana Martins Marques, de forma articulada ao que se poderia chamar de uma poética do sensível e do cotidiano. Com isso, a poeta propõe novas perspectivas em torno das coisas que compõem a vida diária. O princípio de delicadeza almeja o prazer da minúcia, podendo apelar aos cinco sentidos físicos e, desse modo, abrindo-se a reflexões acerca da percepção e da sensorialidade. A discussão aqui realizada se baseia na análise de alguns poemas de Marques, em que são apontados os traços da estética abordada por Barthes. Assim, este trabalho se propõe a colaborar com os debates sobre como o cotidiano aparece na obra literária em estudo.</p> Pablo Garcia Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/52785 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 ÀS VOLTAS COM O “PAI” https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/52845 <p>Este artigo analisa a representação do mito e da história na obra <em>Lavoura Arcaica</em>, de Raduan Nassar. A premissa é que exista tanto uma abordagem bíblica, como, por exemplo, a parábola do filho pródigo, quanto uma atualização histórica mítica na narrativa, tudo relacionado à imigração, ao intercâmbio cultural entre religiões, responsável por dimensionar toda expressão de culpa, falha e verdade do protagonista. Assim, a subjetividade do personagem se coloca ora tributaria das suas condições particulares ora capaz de simbolizar a situação social brasileira, uma vez que essa individualidade está situada em clave material. Deste modo, o romance demonstra uma complexidade na representação, sobretudo, na figura do Pai, que simboliza tanto os valores tradicionais e religiosos quanto o rompimento trágico dessa ordem a demonstrar os desdobramentos conflituosos de uma sociedade cindida entre a tradição e modernidade.&nbsp;&nbsp;</p> Bárbara del Rio Araújo Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/52845 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 PRINCESAS EM PERIGO E PRINCESAS GUERREIRAS https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/50076 <p>Os artefatos culturais da “tradição fílmica de princesas da Disney”, registram discursos de suas épocas. O longa, Branca de Neve (1937), possui discursos patriarcais e conservadores, e quando comparado com o último filme lançado, Raya e o Último Dragão (2021), observa-se diferenças nos discursos de performances de gênero feminino. A “performance de gênero” refere-se as formas de “ser mulher” que estão impressas nessas obras, mas não um “ser” em essência, mas um “ser” que performa construções sociais de gênero (BUTLER, 2018). Com a metodologia da Análise do Discurso francesa, estudaremos os discursos de gênero publicados pelos corpos das protagonistas, dos filmes citados, e observaremos como esses artefatos funcionam como “tecnologias de gênero” (LAURETIS, 1987).</p> Aelton Alves de Melo Junior Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/50076 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 SENTIDOS DE CIDADE EM PANDEMIA https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/50044 <table style="height: 404px;" width="885"> <tbody> <tr> <td width="337"> <p>O presente artigo tem como objetivo promover a discussão dos sentidos que a cidade ganha no contexto do isolamento social provocado pelo Sars-CoV-2, causador da atual pandemia de covid-19, fazendo considerações sobre a relação do sujeito urbano com a cidade que habita, seus afetos, sua memória, e a saudades das experiências urbanas. É problematizado também quem tem direito a essa saudade e quem são os grupos mais prejudicados com o isolamento ou falta dele, a partir das imagens representadas pela literatura enquanto refúgio das agruras de uma pandemia, como também instrumento e ferramenta de registro do momento vivido. Dessa forma, as narrativas são lidas e desenvolvidas a partir de uma óptica multidisciplinar que buscam analisar os sentidos da cidade num momento de pandemia, quarentena e isolamento social, que alteram todo o paradigma do cerne da urbe. Diante dessa perspectiva, percebemos que as narrativas literárias constroem e auxiliam na percepção urbana das cidades em pandemia.</p> </td> </tr> </tbody> </table> Iana Gabriele Souza de Andrade , Liliane Vasconcelos Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/50044 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 O AGENCIAMENTO DELEUZE-GUATTARIANO NA TEIA JAMINIANA https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53221 <p>O agenciamento deleuze-guattariano é um operador teórico que se responsabiliza pelos conteúdos e vozes postas em diálogos dentro de um romance. Nessa perspectiva, ele pode ser compreendido a partir de duas vertentes: o maquínico e o coletivo de enunciação. Ambos, destacam os filósofos, são dependentes um do outro e juntos sintetizam o que é um objeto por excelência de um romance. Diante disso, forjaremos o conceito para compreender o modo como o autor jamaicano Marlon James (2017) agencia as vozes de seus narradores em sua obra literária <em>Breve história de sete assassinatos</em>. Ambientado em uma Jamaica recém-independente, o romance se responsabiliza em narrar, a partir de dezenas de vozes, o passado histórico e político da ilha, sobretudo em 1976, ano que acontecia corrida eleitoral dentro daquele país. Dessa forma, fizemos um levantamento bibliográfico das obras que nos ajudassem a compreender o operador teórico aqui posto em análise, bem como pesquisas que respaldassem nossas discussões sobre a Jamaica setentista.</p> João Vitor Dias da Cruz, Ana Lígia Leite e Aguiar Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53221 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 NO DESLOCAMENTO DAS LÍNGUAS https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53377 <p>Um dos pontos em comum de escritores latino-americanos contemporâneos é a presença de deslocamentos territoriais em suas trajetórias de vida, sendo que muitos são migrantes, tanto no eixo Sul Globalà Norte Global e Sul Global à Sul Global, o que permite um deslocamento de línguas na vida prática que se mostra presente também na construção literária, enquanto poética extraterritorial. A partir dos conceitos de translinguismo literário e escrita exofônica, assim como das poéticas extraterritoriais, analisarei, neste artigo, dois contos traduzidos e publicados na <em>Puñado</em>, revista brasileira de literatura latino-americana contemporânea: a presença da geopolítica do poder entre línguas no enredo de “Água gelada”, da uruguaia Vera Giaconi, e o uso do espanhol na literatura diaspórica de língua inglesa em “Memórias de Sépia”, da portorriquenha Dahlma Llanos-Figueroa. Podemos ver que a escrita exofônica oriunda do deslocamento espacial cria uma hibridez linguística e cultural que descentra a identidade e coloca os sujeitos em constante processo de tradução cultural, bem como cria novas dinâmicas territoriais.</p> Leticia Pilger da Silva Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53377 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 ENTRE O ESPÍRITO E O REGISTRO CORRETO https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49753 <p>Este artigo apresenta uma análise do romance <em>O espírito dos meus pais continua a subir na chuva</em>, de Patricio Pron a partir da noção de documento e sua apropriação para a construção de uma narrativa ficcional. A obra, em que um narrador-personagem retorna à Argentina por conta de um problema de saúde do pai e se coloca em uma jornada em busca de dois desaparecidos, mobiliza documentos para elaborar uma narrativa sobre o presente vivido em diálogo com o passado. Nascido em 1975, Pron é filho de militantes políticos e viveu a mais recente Ditadura Militar no mesmo país (1976/83) durante sua infância. Nesse sentido, explora-se a fragmentação e as reflexões sobre a escrita do romance em diálogo com <em>El espíritu de mis padres sigue subiendo em la lluvia: The Straight Record</em>, fruto das anotações do pai do autor sobre a leitura do livro somadas a documentos localizados pelo autor depois da publicação. Assim, busca-se estabelecer por meio da análise das obras selecionadas, uma caracterização da urdidura entre documento, ficção, passado e presente na construção das narrativas ficcionais contemporâneas.</p> Rafael Cal Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49753 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 PÉTALA FENDIDA FLOR https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53264 <p>Efetuando recortes em momentos distintos da literatura de Hilda Hilst – selecionando ao menos um texto em cada um dos três gêneros literários nos quais a autora produziu –, pretendemos demonstrar com o presente artigo que o caráter erótico não era estranho à obra hilstiana, e muito menos foi iniciado pelo que ficou conhecido como “tetralogia obscena” (1990 – 1992). Com isso em vista, por meio da seleção de um “poema narrativo”, um “drama lírico” e uma “prosa poética”, observaremos brevemente a imbricação entre gêneros literários (ROSENFELD, 1989) nos excertos selecionados para análise, por ser um traço determinante da produção escolhida. A disposição entre os textos literários tenciona a confecção de uma unidade que atenta para nuances acerca do desejo feminino e do embate entre gerações. Para fundamentar a discussão, além de fragmentos de entrevistas da própria autora (1990, 1999, 2013), recorreremos a alguns teóricos da literatura, como Candido (1956, 2000, 2009), com o intuito de analisar as premissas de algumas produções ou o papel da personagem de ficção, utilizando, assim, a teoria instrumentalizada para a leitura efetiva do texto literário.</p> <p>Palavras-chave: Hilda Hilst; Erotismo; Poesia; Dramaturgia; Narrativa.</p> Suéliton Oliveira Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53264 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 O BARBANTE https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53382 <p>O presente trabalho visa apresentar uma análise do conto “O barbante”, escrito pelo contista francês Guy de Maupassant, obra em que o autor faz observações e análises profundas de uma sociedade pré-capitalista, apresentando problemáticas que continuam presentes na sociedade contemporânea como o individualismo, a banalização humana versus valores do capitalismo. Considerou-se para a base teórica deste estudo o imaginário radical de Cornelius Castoriadis, com enfoque nos conceitos de autonomia e heteronomia, buscando refletir sobre as temáticas abordadas no conto. As discussões giram em torno do imaginário radical enquanto rede de sentidos que torna as relações humanas forçosas para a sociedade ou grupos sociais, que são resultados do imaginário instituído social e historicamente, considerando os elementos fundantes da simbolização: crenças, interesses, necessidades e que interferem nas interpretações das experiências individuais, constituídas coletivamente. Consideramos que as sociedades heteronômicas produzem a alienação humana impedindo os sujeitos de se reconhecerem como seres sociais e historicamente constituídos, assim, consequentemente estando fadados a sofrer os efeitos dessa organização social.</p> Valdirene Aparecida Cotta, Luciana Aparecida Bravim Macarini, Valdeci Batista de Melo Oliveira Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53382 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 “O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS” https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/54885 <p>Diariamente, os seres humanos realizam variadas atividades para sua sobrevivência. Devido a essa característica da vida de todo indivíduo, muitas vezes as pessoas não refletem sobre o mundo a sua volta. Porém, ao analisar esse mundo, pode-se afirmar que tudo é texto, pois o termo “texto” não deve se restringir aos modelos tradicionais, como os livros. Nossos olhos testemunham os sentidos de uma variada gama de coisas diariamente, as cores, os objetos, a arquitetura, sinalizações, tudo possui sentido; logo, o ser humano está sempre em contato com diversos tipos de textos e ele deve saber interpretá-los para sobreviver. O presente texto tem como objetivo apresentar uma resenha acerca do livro intitulado O texto e a construção dos sentidos (2012) da autora Ingedore Grunfeld Villaça Koch. Nesse livro, Koch traz variadas reflexões sobre a Linguística Textual, dessa vez, sobre a construção de sentidos tanto no texto escrito como no texto falado, abordando conceitos como coerência, coesão, intertextualidade, entre outros.</p> Sheila Silva dos Santos Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/54885 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 "JÁ SABEIS SENHORES/ QUE TODA A COMÉDIA COMEÇA EM DOLORES" https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53367 <p>O seguinte ensaio é resultado de um ano de estudos relacionados ao projeto de pesquisa “Ordenamento do “Livro das Comédias” na <em>Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente</em>”, desenvolvido no âmbito da Iniciação Científica, com bolsa CNPq. &nbsp;O projeto está inserido e é desdobramento do projeto de pesquisa do professor Márcio Ricardo Coelho Muniz, cujo título é "<em>Livro meu, que esperas tu?</em>: uma história da <em>Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente</em>". Em busca de perspectivas para as motivações de ordenamento do segundo livro da <em>Copilaçam de 1562</em>, o “das Comédias”, percorremos por meio de leituras e discussões dos autos um caminho de melhor entendimento sobre a sua organicidade autoral. Considerando os elementos comuns às comédias de Gil Vicente, particularmente aspectos do gênero dramático Comédia, tal qual o definiu o próprio dramaturgo, buscaremos discutir o ordenamento do “Livro das Comédias” defendendo um papel de maior autonomia autoral na organização de sua obra.</p> Keliane da Silva de Jesus, Márcio Ricardo Coelho Muniz Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53367 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 LER O MUNDO E LER O TEXTO https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/54417 <p>O presente ensaio retrata premissas conceituais no desenvolvimento da prática leitora crítica e reflexiva como um ato político de enfrentamento da vulnerabilidade social com vistas à (re)humanização de sujeitos. Amparadas nas concepções Freirianas da Pedagogia Social e no trato da leitura como experiência dialética para além dos textos, tem, como objetivo, contribuir para a prática da leitura problematizadora do mundo e da sociedade. O texto está subdividido a partir das temáticas sobre a função social da leitura, as pedagogias sociais no enfrentamento da vulnerabilidade social e na formação do leitor pela práxis Freiriana, neste caso, com ênfase na formação do leitor competente. O objetivo é contribuir para a compreensão mais aprofundada das práticas educativas emancipatórias e, por conseguinte, incentivar a formação leitora crítica como um instrumento de luta contra a desumanização dos sujeitos.</p> <p> </p> Sandra Lee Ribeiro , Sandra Carneiro de Oliveira Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/54417 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000 TEORIA E PRÁTICA DA TRADUÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA EM SALA DE AULA https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53282 <p>O presente trabalho explora um semestre da disciplina “Teoria e prática da tradução escrita em língua espanhola”, no qual foi ministrada como estágio docente orientado – a nível de mestrado, no Programa de Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. A regência foi ministrada de forma presencial, individual, com apoio de um professor do Departamento de Língua Estrangeira, que atuou como mentor. De forma breve, o relato busca descrever a experiência do ensino de tradução em sala (não só no âmbito textual, como propõe o título da disciplina, mas também no campo audiovisual, contemplando seus diversos tipos, como audiodescrição, legenda para surdos e ensurdecidos, <em>closed caption</em>, <em>voice over</em>, legendagem e dublagem). Por fim, o <em>feedback</em> obtido, por meio de diferentes avaliações, fez crer que se tratou de um semestre bastante produtivo.</p> Marcos Alexandre Sena da Silva Copyright (c) 2023 Inventário https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53282 sex, 14 jul 2023 00:00:00 +0000