FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A GESTÃO

ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Auteurs

Mots-clés :

Gestão escolar; Formação inicial; Planos de ensino School management; Initial training; Teaching plans.

Résumé

Este trabalho teve como objetivo compreender como foi, e ainda é tratada a formação inicial do pedagogo para a gestão. A pesquisa se caracteriza por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando em sua metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados os planos de ensino do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) localizada no interior do estado do Paraná-Brasil, em que foram analisadas as seguintes disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico; Fundamentos da Gestão Educacional; Políticas e Gestão da Educação e Estágio Supervisionado em Gestão Escolar e Não Escolar. A partir de uma breve contextualização histórica, podemos observar que a formação do pedagogo passou por algumas transformações até chegar à configuração atual, e como esse processo de mudança no processo formativo impacta na identidade do pedagogo na atualidade. A conclusão que se chegou a partir da análise aos documentos é de que os planos se encontram de acordo com as legislações vigentes e durante o desenvolvimento do trabalho, foi possível concluir que ainda hoje o pedagogo não tem sua identidade bem definida

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mayara de Lima Lopes, Universidade Estadual do centro-Oeste (UNICENTRO)

Mayara de Lima Lopes

Pedagoga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), 2023, Paraná, Brasil

Colégio Lobo Avenida- Guarapuava/PR

mayaralimalopes20@gmail.com

https://orcid.org/0000-0000-0123-4567

Références

ALMEIDA, B.; GHENDINI, C. M. A formação do pedagogo: Para a educação básica e a docência nas áreas de conhecimentos específicos-(org.) São Cristóvão: UFS, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 22 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para 15 Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.

FERREIRA, L. G.; CLARK, G. Nellie; RIBEIRO, Djeissom Silva. Formação do Pedagogo para Gestão Escolar. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427 Acesso em: 15 jan. 2023.

FERREIRA, L. S. Gestão do Pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 176-189, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Liliana-Soares-Ferreira-2/publication/228846428_Gestao_do_pedagogico_de_qual_pedagogico_se_fala/links/54d0e7820cf29ca811040176/Gestao-do-pedagogico-de-qual-pedagogico-se-fala.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, p. 591-608, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/dZCLTB8HzT8BW7CSXrJzF9M/?format=html. Acesso em: 12 out. 2022

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008

LIBÂNEO, J. C. A pedagogia em questão: entrevista com José Carlos Libâneo. In: Olhar de professor, v. 10, n. 1, p. 11-33, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/684/68410102.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus Editora. 2018.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: politicas, estrutura e organização.10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

MONTEIRO, E.; MOTTA, A Gestão escolar: perspectivas, desafios e função social. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

PIMENTA, S. G. et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, p. 15-30, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1517-97022017000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

REALI, K. et al. O estágio supervisionado em gestão escolar e não escolar: possibilidades e desafios. In: GONÇALVES, A. N; GEHRKE, M. (orgs.). A trajetória dos 40 anos do curso de pedagogia da Unicentro. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: História e teoria. Campinas, SP: Autores associados, 2008.

UNICENTRO. Plano de Ensino da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar e Não Escolar. Guarapuava, 2021d.

UNICENTRO. Plano de Ensino da disciplina de Fundamentos da Gestão Educacional. Guarapuava, 2021b.

UNICENTRO. Plano de Ensino da disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico. Guarapuava, 2021a.

UNICENTRO. Plano de Ensino da disciplina Políticas e Gestão da Educação Básica. Guarapuava, 2021c.

VALENTIM, B. F. B; SCHVARZ, L. H. C; IGLESIAS, S. L. S. Interfaces da formação e profissionalização do pedagogo: limites e possibilidades na esfera da cotidianidade. In: GONÇALVES, A. N; GEHRKE, M. (orgs.). A trajetória dos 40 anos do curso de pedagogia da Unicentro. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

VIEIRA, S. L. Políticas e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. Revista brasileira de política e administração da educação, v. 23, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19013. Acesso em: 22 fev. 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-11-18

Comment citer

Dal Pizzol, A., & Lopes, M. de L. (2024). FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A GESTÃO: ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Inventário, (33), 46–64. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60639

Numéro

Rubrique

Artigos