A BANALIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA E AS DIMENSÕES EUFÊMICAS DO RACISMO

CASO DA CANDIDATA À MISS BRASIL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46924

Résumé

A cultura assume diversas facetas no decurso do tempo e de acordo com o contexto em que é estruturada, gerando pluralidade das identidades. Ocorre que, por vezes a cultura é reformulada ou apropriada, sem observância do contexto social, étnico e político nela inserto, o que impossibilita a coesão social e rivaliza culturas. Nesse viés, por meio deste artigo são desenvolvidas algumas considerações acerca da relação entre cultura e religião, inclusive a expressividade da religião por meio da moda, com ênfase na questão da apropriação cultural e racismo recreativo no Brasil. Para tanto, analisado o material midiático produzido por concorrente do concurso Miss Brasil Globo 2021, no qual a Miss Bahia Globo Internacional 2020/2021 utiliza indumentária religiosa, percussão e movimentos artísticos que remetem a religião de matriz africana, questionando-se se a prática configura racismo recreativo. Para elaboração do artigo, foi adotado o método dedutivo, com ênfase no levantamento bibliográfico e análise de conteúdo audiovisual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Iara Gonçalves Cerqueira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Bacharela em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Advogada. Pós Graduada em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário (ESTÁCIO). Pós graduanda em Direito Civil e Processual Civil (UNIAMÉRICAS).

MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA FERNANDES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Maria da Conceição Lima Fernandes é bacharela em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Advogada. Pós-graduanda em Advocacia Tributária (UniAméricas).

Téléchargements

Publiée

2022-02-27

Comment citer

Cerqueira, I. G. ., & FERNANDES, M. D. C. L. . (2022). A BANALIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA E AS DIMENSÕES EUFÊMICAS DO RACISMO: CASO DA CANDIDATA À MISS BRASIL. Inventário, 1(29), 99–117. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46924

Numéro

Rubrique

Artigos