A BANALIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA E AS DIMENSÕES EUFÊMICAS DO RACISMO

CASO DA CANDIDATA À MISS BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46924

Resumen

A cultura assume diversas facetas no decurso do tempo e de acordo com o contexto em que é estruturada, gerando pluralidade das identidades. Ocorre que, por vezes a cultura é reformulada ou apropriada, sem observância do contexto social, étnico e político nela inserto, o que impossibilita a coesão social e rivaliza culturas. Nesse viés, por meio deste artigo são desenvolvidas algumas considerações acerca da relação entre cultura e religião, inclusive a expressividade da religião por meio da moda, com ênfase na questão da apropriação cultural e racismo recreativo no Brasil. Para tanto, analisado o material midiático produzido por concorrente do concurso Miss Brasil Globo 2021, no qual a Miss Bahia Globo Internacional 2020/2021 utiliza indumentária religiosa, percussão e movimentos artísticos que remetem a religião de matriz africana, questionando-se se a prática configura racismo recreativo. Para elaboração do artigo, foi adotado o método dedutivo, com ênfase no levantamento bibliográfico e análise de conteúdo audiovisual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iara Gonçalves Cerqueira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Bacharela em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Advogada. Pós Graduada em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário (ESTÁCIO). Pós graduanda em Direito Civil e Processual Civil (UNIAMÉRICAS).

MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA FERNANDES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Maria da Conceição Lima Fernandes é bacharela em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Advogada. Pós-graduanda em Advocacia Tributária (UniAméricas).

Publicado

2022-02-27

Cómo citar

Cerqueira, I. G. ., & FERNANDES, M. D. C. L. . (2022). A BANALIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA E AS DIMENSÕES EUFÊMICAS DO RACISMO: CASO DA CANDIDATA À MISS BRASIL. Inventário, 1(29), 99–117. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46924

Número

Sección

Artigos