FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A GESTÃO

ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

Palavras-chave:

Gestão escolar; Formação inicial; Planos de ensino School management; Initial training; Teaching plans.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender como foi, e ainda é tratada a formação inicial do pedagogo para a gestão. A pesquisa se caracteriza por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando em sua metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados os planos de ensino do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) localizada no interior do estado do Paraná-Brasil, em que foram analisadas as seguintes disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico; Fundamentos da Gestão Educacional; Políticas e Gestão da Educação e Estágio Supervisionado em Gestão Escolar e Não Escolar. A partir de uma breve contextualização histórica, podemos observar que a formação do pedagogo passou por algumas transformações até chegar à configuração atual, e como esse processo de mudança no processo formativo impacta na identidade do pedagogo na atualidade. A conclusão que se chegou a partir da análise aos documentos é de que os planos se encontram de acordo com as legislações vigentes e durante o desenvolvimento do trabalho, foi possível concluir que ainda hoje o pedagogo não tem sua identidade bem definida

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Biografia do Autor

Mayara de Lima Lopes, Universidade Estadual do centro-Oeste (UNICENTRO)

Mayara de Lima Lopes

Pedagoga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), 2023, Paraná, Brasil

Colégio Lobo Avenida- Guarapuava/PR

mayaralimalopes20@gmail.com

https://orcid.org/0000-0000-0123-4567

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Dal Pizzol, A., & Lopes, M. de L. (2024). FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A GESTÃO: ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Inventário, (33), 46–64. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60639

Edição

Seção

Artigos