UMA ANÁLISE DAS RELATIVAS DE “QUE E ONDE” DO PORTUGUÊS ORAL MOÇAMBICANO

Autores

  • Sousa Horácio Bartolomeu Universidade Zambeze

Resumo

Neste artigo são discutidos questões referentes ao uso do pronome relativo “Que e Onde” no Português oral Moçambicano com o tema “Análise das relativas de “Que e Onde” do português oral Moçambicano” cujo objectivo é compreender a situação actual da Língua Portuguesa e fazer as análises sub ponto de vista sintáctica, diante disto para obtenção dos dados utilizamos a metodologia da análise do discurso extraído em diversos programas dos canais televisivos nacionais e em entrevistas informais tidas com os estudantes do curso de Engenharia Agropecuária e Engenharia Alimentar da Faculdade de Ciências Agrárias. Os programas específicos explorados foram: O Jornal da Noite da TVM, Fala Moçambique da Miramar, Resenha Semanal da Miramar e Jornal Principal da TV SUCESSO e foi possível colectar cem (100) construções relativas de “Onde e Que” e durante a análise compreendeu-se que o Português falado em Moçambique está distanciado do Português padrão porque num universo de cem construções relativas apenas nove correspondentes a 9% foram canónicas e 84% foram desviantes da norma padrão. Os desvios identificados centram-se na Dupla ocorrência de relativas; Uso do constituinte “Onde” com um antecedente – LOC; Uso dos pronomes em situações em que deveria ocorrer a categoria vazia; Escolha indevida do pronome. Na leitura do corpus foi possível compreender a interferência linguística da L1 (línguas bantus) na L2 (Língua Portuguesa), pois nas línguas bantus os pronomes possuem as mesmas características fonéticas e isso faz com que alguns falantes que possuem ou não a língua bantus como L1 cometam este erro, por isso concluímos que se precisa fazer um estudo linguístico forte a fim de padronizar a variação do português falado em Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sousa Horácio Bartolomeu, Universidade Zambeze

Licenciado em Ensino de Português e inglês pela Universidade Pungue Extensão de Tete. Atualmente é docente de Tecnica de Expressão em Língua Portuguesa; Inglês Técnico e Pedagogia Geral na Faculdade de Ciências Agrarias - Angonia. Membro da “Comissão de Avaliação de Autoavalização de Qualidade no Ensino Superior” na Faculdade de Ciências Agrárias e da “Comissão Científica” da Universidade Zambeze - Faculdade de Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Horácio Bartolomeu, S. . (2023). UMA ANÁLISE DAS RELATIVAS DE “QUE E ONDE” DO PORTUGUÊS ORAL MOÇAMBICANO. Revista Inventário, (32), 58–72. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56154

Edição

Seção

Artigos