(RE)EXISTÊNCIAS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Autores

  • Lílian Isabel Gomes dos Santos Miranda Universidade Federal da Bahia
  • Ronaldo Lira de Albuquerque Junior Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Sequência didática, PIBID/UFBA Letras, Identidades, Letramentos de reexistência

Resumo


O presente relato de experiência tem como objetivo geral apresentar as reflexões construídas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras LP, durante o processo de planejamento e desenvolvimento de sequência didática visando o trabalho com o gênero microconto sob uma perspectiva baseada em letramentos de reexistência em uma turma do 8° ano do Fundamental II da Escola de primeiro grau Jesus Cristo. Para o desenvolvimento deste trabalho, assentamos o nosso referencial teórico-metodológico em Marcuschi (2008), quanto aos gêneros textuais; Freire (1970) e sua abordagem emancipatória da educação, Souza (2011); para questões acerca dos Letramentos de reexistência e Multiletramentos,  Dolz, Noverráz e Schneuwly (2004), sobre o planejamento de módulos de sequência didática. Desta forma, este trabalho relata os procedimentos e o processo de planejamento de sequência didática numa turma de 8° ano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Isabel Gomes dos Santos Miranda, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia desde 2018.1. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Letras LP. Pesquisadora do grupo de pesquisa Leituras Contemporâneas.

Ronaldo Lira de Albuquerque Junior, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Letras LP.

Referências

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9394/1996______. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso: 12/09/2019

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. . In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais no ensino de língua. In: _____ Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira. 2011. Intensidade, brevidade e coalescência: das vertentes do conto, o microconto. In: Carandá: Revista do Curso de Letras do Campus do Pantanal – UFMS, Corumbá, MS, novembro 2011, n. 4, p. 274‐298.

MATTOS, Lavínia Neves dos Santos. Manual de orientações gerais para bolsistas ID e supervisão PIBID LETRAS LP 2018. Salvador, 2018. p. 1-10.

SOUZA, Ana Lúcia. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Miranda, L. I. G. dos S., & de Albuquerque Junior, R. L. (2020). (RE)EXISTÊNCIAS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Revista Inventário, (25), 191–199. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34616

Edição

Seção

Relatos de experiência