TEATRO DE REVISTA CONTEMPORÂNEO NO ENSINO NÃO FORMAL DE TEATRO: dramaturgia e crítica sociopolítica

Autores

  • Jones Oliveira Mota Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este ensaio apresenta um relato analítico de uma experiência pedagógica com Teatro de Revista, que tem como ponto culminante a produção de Infiel – A Revista do Ano de 2016 pelo Coletivo Saladistar Produções. A peça foi criada como meio de crítica sociopolítica e dramatúrgica, numa experiência de ensino não formal de teatro, utilizando técnicas de dramaturgismo, rapsódia, intertextualidade e improvisação para a construção de cenas. A análise fornece insights sobre o processo de criação dramatúrgica em um contexto pedagógico, destacando a importância da criatividade e da colaboração. Além disso, a experiência demonstra o potencial do Teatro de Revista Contemporâneo como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e sociais. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogias do Teatro. Dramaturgia. Improvisação. Teatro de Revista Contemporâneo. Crítica sociopolítica.

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Biografia do Autor

Jones Oliveira Mota, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Professor do Curso de Licenciatura em Teatro (EAD) da UFBA. Encenador da Belicosa Companhia de Teatro.

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Publicado

2023-09-05