TEATRO DE REVISTA CONTEMPORÂNEO NO ENSINO NÃO FORMAL DE TEATRO: dramaturgia e crítica sociopolítica

Authors

  • Jones Oliveira Mota Universidade Federal da Bahia

Abstract

Este ensaio apresenta um relato analítico de uma experiência pedagógica com Teatro de Revista, que tem como ponto culminante a produção de Infiel – A Revista do Ano de 2016 pelo Coletivo Saladistar Produções. A peça foi criada como meio de crítica sociopolítica e dramatúrgica, numa experiência de ensino não formal de teatro, utilizando técnicas de dramaturgismo, rapsódia, intertextualidade e improvisação para a construção de cenas. A análise fornece insights sobre o processo de criação dramatúrgica em um contexto pedagógico, destacando a importância da criatividade e da colaboração. Além disso, a experiência demonstra o potencial do Teatro de Revista Contemporâneo como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e sociais. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogias do Teatro. Dramaturgia. Improvisação. Teatro de Revista Contemporâneo. Crítica sociopolítica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jones Oliveira Mota, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Professor do Curso de Licenciatura em Teatro (EAD) da UFBA. Encenador da Belicosa Companhia de Teatro.

Published

2023-09-05