NOTAÇÃO GRÁFICA E COMPOSIÇÃO DRAMATÚRGICA: experimentações cinético-vocais no processo de criação da performance em vídeo HAMA HIMU VIKINI BAGA

Autores

  • Lucas Mattoso de Andrade Ribeiro Universidade de Brasília
  • César Lignelli Universidade de Brasília

Resumo

O presente artigo propõe expor e analisar oito recortes da notação gráfica que serviu de base dramatúrgica para a criação do vídeo/espetáculo Hama Himu Vikini Baga (2021). Tal notação gráfica foi desenvolvida durante um processo laboratorial colaborativo a partir de práticas de experimentação vocal em movimento, envolvendo técnicas relativas ao soundpainting, à fonação ingressiva, à poesia sonora e aos sons bucais. Para a escrita do artigo, também foram considerados o vídeo e algumas das práticas de preparação e experimentação cinético-vocal abordadas no laboratório. PALAVRAS-CHAVE: Notação não convencional. Composição dramatúrgica. Voz em movimento. Experimentação vocal. Soundpainting.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Mattoso de Andrade Ribeiro, Universidade de Brasília

Performista e musicista, é graduando do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília e cursou Canto Erudito (formação inicial e continuada) na Escola de Música de Brasília.

César Lignelli, Universidade de Brasília

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 – 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 – 2015) e Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016).    

Downloads

Publicado

2023-09-05