NOTAÇÃO GRÁFICA E COMPOSIÇÃO DRAMATÚRGICA: experimentações cinético-vocais no processo de criação da performance em vídeo HAMA HIMU VIKINI BAGA

Auteurs

  • Lucas Mattoso de Andrade Ribeiro Universidade de Brasília
  • César Lignelli Universidade de Brasília

Résumé

O presente artigo propõe expor e analisar oito recortes da notação gráfica que serviu de base dramatúrgica para a criação do vídeo/espetáculo Hama Himu Vikini Baga (2021). Tal notação gráfica foi desenvolvida durante um processo laboratorial colaborativo a partir de práticas de experimentação vocal em movimento, envolvendo técnicas relativas ao soundpainting, à fonação ingressiva, à poesia sonora e aos sons bucais. Para a escrita do artigo, também foram considerados o vídeo e algumas das práticas de preparação e experimentação cinético-vocal abordadas no laboratório. PALAVRAS-CHAVE: Notação não convencional. Composição dramatúrgica. Voz em movimento. Experimentação vocal. Soundpainting.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lucas Mattoso de Andrade Ribeiro, Universidade de Brasília

Performista e musicista, é graduando do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília e cursou Canto Erudito (formação inicial e continuada) na Escola de Música de Brasília.

César Lignelli, Universidade de Brasília

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 – 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 – 2015) e Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016).    

Téléchargements

Publiée

2023-09-05