DE QUANDO NO CORPO SE INSCREVE A VOZ QUE NÃO É SÓ MINHA: análise da peça Sortilégio de Abdias do Nascimento
Resumo
Este artigo pretende analisar a peça Sortilégio de Abdias do Nacimento a partir da ideia de uma construção da memória, estética, corporeidade e identidade afrodescendente, de modo a procurar mostrar a importância deste texto como arquivo significativo da historiografia do teatro brasileiro e, principalmente, para o estudo da construção da identidade do negro no país. Nesta pesquisa foram realizadas as seguintes etapas metodológicas: revisão bibliográfica acerca dos temas (memória, identidade e produção dramatúrgica negra no Brasil) e análise da obra escolhida. As bases teóricas utilizadas neste trabalho transitaram entre duas áreas de conhecimento: o teatro e a cultura afro-brasileira, tendo como referencial teórico as contribuições do próprio autor do texto dramático pesquisado no que tange a seus trabalhos sobre o Teatro Negro no Brasil, além da contribuição de Leda Martins e seus estudos sobre a cultura afro-brasileira;; Miriam Garcia Mendes e Flora Sussekind, com seus estudos sobre a personagem negra no teatro e Ecléa Bosi com suas contribuições sobre a memória e a sociedade.
PalavrasArtes Cênicas, dramaturgia, teatro Negro-chave: Dramaturgia;; Teatro negro;; Identidade;; Memória;; Cultura afro- brasileira.
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