DE QUANDO NO CORPO SE INSCREVE A VOZ QUE NÃO É SÓ MINHA: análise da peça "Sortilégio" de Abdias do Nascimento
Abstract
O artigo analisa a peça Sortilégio de Abdias do Nacimento a partir da ideia de uma construção da memória, estética, corporeidade e identidade afrodescendente, de modo a procurar mostrar a importância deste texto como arquivo significativo da historiografia do teatro brasileiro e, principalmente, para o estudo da construção da identidade do negro no país. Nesta pesquisa foram realizadas as seguintes etapas metodológicas: revisão bibliográfica acerca dos temas (memória, identidade e produção dramatúrgica negra no Brasil) e análise da obra escolhida. As bases teóricas utilizadas neste trabalho transitaram entre duas áreas de conhecimento: o teatro e a cultura afro-brasileira, tendo como referencial teórico ao pesquisado, no que tange a seus trabalhos sobre o Teatro Negro no Brasil, além da contribuição de Leda Martins e seus estudos sobre a cultura afro-brasileira; Miriam Garcia Mendes e Flora Sussekind, com seus estudos sobre a personagem negra no teatro e Ecléa Bosi com suas contribuições sobre a memória e a sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Artes Cênicas. Dramaturgia. Teatro Negro. Identidade. Memória. Cultura afro-brasileira.
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