"CADERNOS DO GIPE-CIT” ABRE ESPAÇO PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS - EDIÇÃO ESPECIAL n. 47
O prazo para submissão de trabalhos foi alterado (para 20 de janeiro de 2022) por conta de problemas técnicos na transição para o novo Portal de Periódicos da UFBA e para o OJS. Inicialmente foi previsto para 28 de outubro de 2021 e, em seguida, para 25 de novembro de 2021.
CADERNOS DO GIPE-CIT/ CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Salvador, 23 de Julho de 2021
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição Especial do “Cadernos do GIPE-CIT”, que celebra 65 anos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. A edição N. 47 (Ano 25, 2021.2) terá como título De Eros a Ogum na Escola de Teatro da UFBA (1956-2021). O número pretende reunir perspectivas, análises, resenhas e relatos que enfoquem o papel da Escola de Teatro da UFBA no ensino, pesquisa, experimentação e produção no campo das artes cênicas no Brasil.
Nesta edição, vamos acolher artigos, ensaios e entrevistas elaborados por pesquisadores (incluindo mestrandos e doutorandos), professores e artistas que abordem aspectos relativos à história das artes cênicas na Bahia. Organizamos a temática em eixos norteadores: 1. Panorama histórico das artes cênica antes da fundação da escola superior de teatro na Bahia; 2. A gestão de Edgar Santos na Universidade Federal da Bahia e seu impacto nas movimentações artísticas do período; 3. A atuação do fundador da Escola de Teatro, Eros Martim Gonçalves; 4. Movimentos artístico-culturais na década de 50 e 60 na Bahia e seus impactos; 5. Resistência cultural durante a Ditadura Militar; 6. Desdobramentos de ações da Escola de Teatro junto a movimentos, instituições artístico-culturais e instituições de ensino e pesquisa; 7. Perfil de companhias, grupos e artistas que se destacaram no período abordado; 8. Movimentação cultural em cidades do interior do Estado e sua relação com os egressos da Escola de Teatro; 8. O Teatro Negro e a universidade sem muros; 9. A Escola nas escolas: educação e artes cênicas 10. A Escola de Teatro e o seu Programa de pesquisa e experimentação nas artes cênicas.
A edição comemorativa abrirá seção para que jornalistas e artistas possam contribuir com o panorama que será traçado através de reportagens especiais, relatos pessoais, fotografias e resenhas críticas.
Os trabalhos relacionados à Edição número 47 (Ano 25, 2021.2) deverão ser apresentados até o dia 20 de JANEIRO de 2022, em conformidade com as normas e o Cronograma expressos nesta Chamada (ANEXO 1), elaborados em acordo com princípios, determinações e diretrizes do periódico. E devem ser submetidos no sítio https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/index ou, excepcionalmente, pelo e-mail: cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com
Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas, editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista foi desenvolvida pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), criado em 1994.
O GIPE-CIT deu origem ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, e à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, em 1998. Os cadernos propõem-se a divulgar resultados parciais de seus pesquisadores efetivos e associados, professores, doutorandos, mestrandos e artistas. A iniciativa vem contando com apoio do CNPq (1997/1999), da FAPEX e da UNEB (1999/2000) e do PROAP-CAPES/ MEC (a partir de 2004). Edições dos Cadernos do GIPE-CIT podem ser encontradas em bibliotecas especializadas e podem ser acessadas pelo sítio do PPGAC/ UFBA, bem como no PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFBA.
Cordialmente,
Ana Cláudia Cavalcante
Antônia Pereira Bezerra
Jussilene Santana e
Raimundo Matos de Leão
Organizadores - Cadernos do GIPE-CIT n. 47
Cadernos do GIPE-CIT
PRINCÍPIOS E DETERMINAÇÕES
- CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
1.1 Revista editada semestralmente pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT publica trabalhos relacionados a pesquisas acadêmicas no âmbito das Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas; bem como reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea;
1.2 A revista conta com um Conselho Editorial permanente e a cada edição constitui um grupo de Organizadores e uma Comissão Científica para conduzir a avaliação e a seleção dos trabalhos, junto à Coordenação Editorial (composta por Editores, Revisores, Designers). O processo de avaliação é realizado por até três avaliadores pareceristas, com ampliação do número de pareceres em caso de contradições relevantes;
1.3 Cadernos do GIPE-CIT oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Todos os textos publicados estão disponíveis na internet para os usuários após a publicação. O uso não comercial é permitido, desde que sejam claramente mencionadas as referências aos autores e à revista;
1.4 Cadernos do GIPE-CIT não cobra taxas de processamento de artigos, nem taxas de submissão;
1.5 O processo de avaliação dos trabalhos submetidos a cada edição do Cadernos do GIPE-CIT deve seguir as diretrizes estabelecidas pela respectiva Chamada pública. Entretanto, os Organizadores, a Comissão Científica constituída a cada publicação, bem como a Coordenação Editorial e os Autores/Autoras devem seguir aos Princípios e Determinações regulares da revista aqui expressos;
1.6 Cada Edição deve publicar uma Chamada propondo um dossiê temático contendo as diretrizes estabelecidas para o processo de avaliação e seleção, e todas as etapas do processo até a publicação devem seguir a um Cronograma, que integrará a Chamada;
1.7 Os avaliadores, integrantes da Comissão Científica, que será constituída a cada edição, devem receber os trabalhos sem a identificação dos respectivos Autores/Autoras;
1.8 Os trabalhos deverão ser postados na página do Cadernos do GIPE-CIT no Portal de Periódicos da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/index) ou encaminhados por e-mail, de acordo com indicações definidas pela Chamada;
1.9 Podem ser admitidos trabalhos apresentados em coautoria;
1.10 Cada Autor/Autora (incluindo os casos de coautoria) poderá submeter apenas um trabalho a cada edição;
1.11 Os trabalhos devem ser inéditos;
1.12 Trabalhos submetidos ao processo de seleção poderão ser escritos em Língua Portuguesa ou em Espanhol. Nos casos de outras línguas, devem vir acompanhados da tradução para o Português;
1.13 A revista constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas para a publicação de trabalhos acadêmicos (artigos, ensaios, entrevistas) que não estejam diretamente ligados à temática prevista pela Chamada pública semestral, em conformidade com as demandas de pesquisadores do campo das Artes Cênicas. Os trabalhos devem ser avaliados pelos colaboradores pareceristas (Comissão Científica);
1.14 A revista constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas / Jornalismo para a publicação de textos jornalísticos (entrevistas, artigos, resenhas críticas, reportagens especiais, fotografias) que contenham informações e conhecimentos que sejam do interesse dos agentes culturais que estudam, produzem e pesquisem no campo das Artes Cênicas: espaço reservado para a contribuição de jornalistas, na perspectiva do jornalismo cultural e na do jornalismo como forma de conhecimento.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
2.1 Observância aos princípios e determinações regulares do Cadernos do GIPE-CIT, às diretrizes de cada Chamada pública, assim como às normas técnicas vigentes para trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
2.2 Deve existir vinculação entre o trabalho submetido com o tema proposto para cada edição, conforme a Chamada, excetos os que forem submetidos à seção Folhas Avulsas;
2.3. Os trabalhos publicados pela seção especial Folhas Avulsas devem trazer temas e abordagens que atendam a demandas de pesquisadores do campo das Artes Cênicas;
2.4 Pertinência da abordagem escolhida e consistência na discussão apresentada;
2.5 Clareza e coesão textual.
- DOS FORMATOS
3.1 Serão admitidos estudos em formato de artigos, de ensaios ou de entrevistas contendo:
3.1.1 Relatos descritivos e/ou analíticos de experiências ou de processos artísticos;
3.1.2 Discussões teórico-epistemológicas;
3.1.3 Estudos de caso;
3.1.4 Resenhas críticas;
3.1.5 Escritas dramatúrgicas, acompanhadas de reflexão autoral. O texto dramatúrgico relacionado pode ser acessado na íntegra através de um hiperlink;
3.1.6 Ensaios visuais ou audiovisuais, acompanhados de reflexão acadêmica.
3.2 Caso a Chamada pública de determinada edição do Cadernos do GIPE-CIT inclua um novo formato textual ou defina normas específicas para o número em questão, Autores/Autoras e a Coordenação Editorial (Editores, Revisores e Designers) devem se adequar às determinações transitórias, que visam permitir a experimentação e a expansão do campo Pesquisa em Artes Cênicas. Os Organizadores devem fundamentar e especificar as alterações.
4. NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 Os trabalhos devem ter formato de artigo, de ensaio ou de entrevista, conforme definições do item 3 deste documento, e devem ter a seguinte estrutura básica:
- Cabeçalho (Título, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords);
- Seção introdutória;
- Seção de desenvolvimento: podem ser incluídas subseções (com Intertítulos), conforme a necessidade;
- Seção de Conclusão (no caso de artigos) ou de Considerações Finais (nos demais casos);
- Referências;
- A estrutura do texto deve conter no mínimo dez (10) e no máximo catorze (14) páginas, não incluindo o item Referências.
4.2 O Cabeçalho deve conter:
4.2.1 Título do trabalho em português/espanhol e título em inglês, separados por uma linha de distância. Devem ser digitados em letra maiúscula (caixa alta), em ARIAL, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, alinhamento centralizado; e o subtítulo (sem caixa alta) na próxima linha. Ambos devem estar em negrito;
4.2.2 O Resumo/Resumen deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT vigentes. Os textos em português e em espanhol deverão ter o Resumo traduzido para o inglês (Abstract). Resumos em português/espanhol e inglês, necessariamente nessa ordem, devem ser separados por uma linha de distância:
a) Os resumos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
b) No Resumo (e no Abstract) deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e considerações metodológicas.
4.2.3 As Palavras-chaves (Keywords) devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, conforme regras da ABNT.
a) Cada trabalho deve apresentar de três (3) a cinco (5) palavras-chave.
4.3 Os textos deverão ser digitados em fonte ARIAL, tamanho 12 e o espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado. Deverão ser submetidos em formato Microsoft Word (.DOC);
4.4 Os Intertítulos, digitados em letras maiúsculas (caixa alta), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, não devem conter numeração;
4.5 As Referências, ao final do texto, devem seguir as normas da ABNT vigentes, lembrando que o título da obra referencial deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é importante que seja informado:
a) Diferentes trabalhos do mesmo Autor/Autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie.
4.6 Os textos devem ter notas de rodapé explicativas apenas para a apresentação de comentários, explanações breves ou traduções. Podem ser publicadas Notas do Autor/Autora e Notas da Edição (quando formuladas pela Coordenação Editorial);
4.7 As citações com até três (3) linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser destacadas, em fonte 11, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e com recuo de 4cm. As intervenções nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses;
4.8 É obrigatória a utilização do sistema Autor-Data para todas as citações: (Sobrenome do autor/autora, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do Autor/Autora, ano, página) para citações diretas;
4.9 Os trabalhos submetidos devem seguir às seguintes configurações gerais:
- a) Página A4;
- b) Margens Superior e Inferior de 3cm;
- c) Margens laterais de 2cm;
- d) Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;
- e) Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de obras referenciais para o trabalho;
- f) Uso de negrito para destaque no texto;
- g) URLs informadas no texto por meio de hiperlink;
- h) Imagens no corpo do texto (com legenda e os devidos créditos).
4.10 O uso de imagens (fotografias, desenhos, mapas, gráficos, tabelas) no corpo do texto deve respeitar o limite máximo de oito (8) itens por trabalho. Caso os trabalhos incluam imagens da autoria de terceiros, é indispensável que seja encaminhado documento de autorização. O material deverá vir creditado e acompanhado de legendas de identificação, e as seguintes formatações: alinhamento centralizado, resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi; P&B ou colorida; tamanho mínimo de 7cm X 5cm e máximo de 10cm X 15cm; legendas abaixo das imagens em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado e sem formatação de quebra automática de texto;
4.11 Os autores poderão utilizar hiperlink para fazer referências a material em meio eletrônico, como áudios, recursos audiovisuais ou para vincular escritas dramatúrgicas. Nesses casos, inserir referência ao link como nota de rodapé ou no item Referências, da seguinte forma: “Disponível em: <link>. Acesso em: dia/mês/ano. No caso de envio de mídias, seguir os padrões:
- a) Imagens: resolução de 300 a 600dpi e tamanho de 725 X 500 pixels;
- b) Vídeos: até 15 min, enviar link do YouTube;
- c) Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2MB.
4.12 O envio do texto original implica na autorização para a publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0 e poderá ser publicado na revista;
4.13 Os trabalhos não devem ser postados contendo a assinatura do Autor/Autora ou dos Autores/Autoras. A identificação deve vir nos itens complementares à postagem do manuscrito, tais como no Currículo resumido;;
4.14 Os trabalhos devem ser acompanhados por informações sobre Autoras e Autores. É indispensável encaminhar texto, com até cinco (5) linhas, contendo informações sobre a formação acadêmica, cargo em exercício e demais informações relevantes sobre a trajetória acadêmica e artística. É importante que contenha os seguintes dados:
Instituição a que a pesquisadora (ou o pesquisador) esteja vinculada (o) e o tipo de vínculo;
Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída; ano);
Bolsa de fomento (quando houver);
Dados sobre a atuação profissional (artística, instituição de ensino, movimento cultural, dentre outras).
4.15 Os mestrandos devem identificar o professor-orientador (e a sua titulação), além da Instituição e do Programa de Pós-graduação onde realizam suas pesquisas.
5. REGRAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
5.1 Os textos devem ser submetidos através do sistema de Periódicos da UFBA (ou por e-mail, quando for indicado pela Chamada pública);
5.2 Para a submissão de trabalhos, as Autoras e os Autores devem cadastrar-se previamente na página do Cadernos do GIPE-CIT, selecionando a função AUTOR;
5.3 Após o cadastro, devem realizar login no sistema e escolher a opção “nova submissão”. Nesta aba, encontram-se as orientações passo a passo para a submissão dos trabalhos;
5.4 O trabalho a ser submetido à avaliação da revista (etapa 2: inclusão do manuscrito) não deve conter informações que possibilitem a identificação da autoria;
5.5 Os trabalhos enviados por e-mail (quando indicado pela Chamada pública) devem ser encaminhados em WORD (.DOC) e não devem conter assinaturas e demais indicações de autoria. Devem ser encaminhados com um documento complementar, contendo assinatura e resumo do currículo (dados biográficos e/ ou curriculares, em até cinco linhas);
5.6 As informações no corpo do texto que possam identificar a autoria do trabalho devem ser removidas e substituídas por indicações entre colchetes, tais como:
[nome do autor removido para avaliação]
[título do espetáculo removido para avaliação]
[nome da instituição removida para avaliação]
5.7 O arquivo em WORD também não deve conter informações de identificação dos autores/autoras. Para remover essas informações, recomendamos a seguir as seguintes etapas:
No arquivo WORD do manuscrito, acessar a aba “arquivo”; abrir o item “informações”; clicar em "Inspecionar documento"; clicar em “inspecionar”; após o resultado, remover “propriedade do documento e informações pessoais”; remover comentários, revisões, versões etc.;
5.8 Os dados de identificação do Autor/Autora devem ser preenchidos correta e exclusivamente no formulário indicado (etapa 3: inclusão de metadados) pelo sistema de publicação. Os dados curriculares e/ou biográficos devem ser resumidos em até cinco (5) linhas.
ANEXO 01
CRONOGRAMA
Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 47 (Ano 25, 2021.2)
23/07/2021 ............................. Publicação da Chamada
De 28/07/2021 a 20/01/2022............ Período para submissões (NOVO PRAZO)
O prazo para a submissão de trabalhos foi alterado (para 20 de janeiro de 2022) por conta de problemas técnicos na transição para o novo Portal de Periódicos da UFBA e para o OJS. Inicialmente foi previsto para 28 de outubro de 2021 e, em seguida, para 25 de novembro de 2021.
CONSELHO EDITORIAL:
André Carreira (UDESC); Angela de Castro Reis (UNIRIO); Antônia Pereira Bezerra (UFBA); Beti Rabetti (UNIRIO); Christine Douxami (Univ. FrancheComté); Ciane Fernandes (UFBA); Daniel Marques (UFBA); Denise Coutinho (UFBA); Eliana Rodrigues Silva (UFBA); Fernando Mencarelli (UFMG); Gilberto Icle (UFRGS); Olinda Margareth Charone (UFPA); Sérgio Farias (UFOBA); Wladilene Lima (UFPA).