REPENSANDO A ATUAÇÃO CÊNICA E O OFÍCIO DO ATOR E DA ATRIZ: uma reflexão sobre o Sistema Stanislavski na contemporaneidade
Abstract
O que significa ser ator ou atriz na contemporaneidade? E como abordar o Sistema Stanislavski, no contexto sócio-político-cultural em que estamos inseridos? Este artigo registra uma reflexão sobre os desafios do ofício de atuantes frente às realidades contemporâneas cênicas, suas demandas, reclames e urgências; reflexo, muitas vezes, das demandas, reclames e urgências sociais. As reflexões e questionamentos aqui expressos são fruto de análise crítico-poética de minha trajetória como artista pesquisador, além disso a investigação que fundamenta o artigo se deu a partir de experiências realizadas em aulas-laboratórios focadas no Sistema codificado por Constantin Stanislavski, em articulação com a perspectiva de cinco estudantes artistas, participantes do curso de Formação Teatral do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, registrada em depoimentos escritos em seus diários de bordo, e por eles cedidos em prol da investigação in curso. A partir da análise de tais experiências, bem como da redação dos estudantes, pode-se perceber a presença de novas possibilidades de entendimento acerca do ofício de atores/atrizes e do Sistema, levando em conta novas abordagens de trabalho possíveis para a atuação cênica e seus processos criativos. PALAVRAS-CHAVE: Ator/Atriz. Ofício. Formação. Atuação cênica. Processo.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).