REPENSANDO A ATUAÇÃO CÊNICA E O OFÍCIO DO ATOR E DA ATRIZ: uma reflexão sobre o Sistema Stanislavski na contemporaneidade

Autores/as

  • Dyogo Ramon Universidade Federal da Bahia

Resumen

O que significa ser ator ou atriz na contemporaneidade? E como abordar o Sistema Stanislavski, no contexto sócio-político-cultural em que estamos inseridos? Este artigo registra uma reflexão sobre os desafios do ofício de atuantes frente às realidades contemporâneas cênicas, suas demandas, reclames e urgências; reflexo, muitas vezes, das demandas, reclames e urgências sociais. As reflexões e questionamentos aqui expressos são fruto de análise crítico-poética de minha trajetória como artista pesquisador, além disso a investigação que fundamenta o artigo se deu a partir de experiências realizadas em aulas-laboratórios focadas no Sistema codificado por Constantin Stanislavski, em articulação com a perspectiva de cinco estudantes artistas, participantes do curso de Formação Teatral do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, registrada em depoimentos escritos em seus diários de bordo, e por eles cedidos em prol da investigação in curso. A partir da análise de tais experiências, bem como da redação dos estudantes, pode-se perceber a presença de novas possibilidades de entendimento acerca do ofício de atores/atrizes e do Sistema, levando em conta novas abordagens de trabalho possíveis para a atuação cênica e seus processos criativos. PALAVRAS-CHAVE: Ator/Atriz. Ofício. Formação. Atuação cênica. Processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dyogo Ramon, Universidade Federal da Bahia

É ator, diretor teatral e professor de Teatro. Mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Dyogo Ramon faz o Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação da professora Dra. Hebe Alves.      

Publicado

2023-09-05