MEGABETH/MACBEAT: remixando Shakespeare

Autori

  • João Carlos (Chico) Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6890-6920
  • Ricardo Zigomático Universidade Federal de Pelotas

Abstract

O ensaio aborda o processo de criação do espetáculo MEGABETH/MACBEAT, realizado pelo grupo MEGABETH/MACBEAT. Para elaborar esta montagem, partindo-se da peça Macbeth, de William Shakespeare, o grupo utilizou diversos recursos sonoros, de vídeo e de texto, se apropriando de formatos de programação de mídias eletrônicas e digitais atuais e antigos, como noticiários (Breaking News), propagandas de TV e podcasts. Tais soluções são empregadas como recursos épicos, para informar e auxiliar o espectador a entender os acontecimentos propostos pela dramaturgia de Shakespeare, e também para renovar a linguagem verbal utilizada na montagem, gerando efeitos tecnestésicos sobre o público. A noção de épico, no sentido substantivo do termo, é empregada conforme levantado por Anatol Rosenfeld e desenvolvida por Jean-Pierre Sarrazac; e a noção de tecnestesia é herdada de Pierre Francastel. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia. Épico. Tecnestesia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

João Carlos (Chico) Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, Professor adjunto no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (PPGA), Chico Machado é Bacharel em Desenho pela UFRGS (1992), Bacharel em Pintura pela UFRGS (1990), especializado em Teoria do Teatro Contemporâneo pela UFRGS, além de Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ricardo Zigomático, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Artes (UFPel), Licenciado em Teatro (UFRGS), Técnico em Design e Street Artist. Tem expe-riência na área de Artes do Acontecimento, com ênfase em Performance, Direção, Interpretação, Formação e Cenografia, atuando nos seguintes temas: espetáculos; performances; cinema e relações insubordinadas entre textos cênicos. Premiado como Melhor Espetáculo (2014, 2012, 2011, 2010), Ator (2014, 2012, 2011), Dramaturgo (2014) e Cenógrafo (2008). Integrante do grupo de Teatro Sarcáustico e do Grupo Insubordinada de Pesquisa (G.R.I.P.E), vinculado ao DAD/IA/UFRGS.      

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-09-05