MEGABETH/MACBEAT: remixando Shakespeare

Auteurs

  • João Carlos (Chico) Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6890-6920
  • Ricardo Zigomático Universidade Federal de Pelotas

Résumé

O ensaio aborda o processo de criação do espetáculo MEGABETH/MACBEAT, realizado pelo grupo MEGABETH/MACBEAT. Para elaborar esta montagem, partindo-se da peça Macbeth, de William Shakespeare, o grupo utilizou diversos recursos sonoros, de vídeo e de texto, se apropriando de formatos de programação de mídias eletrônicas e digitais atuais e antigos, como noticiários (Breaking News), propagandas de TV e podcasts. Tais soluções são empregadas como recursos épicos, para informar e auxiliar o espectador a entender os acontecimentos propostos pela dramaturgia de Shakespeare, e também para renovar a linguagem verbal utilizada na montagem, gerando efeitos tecnestésicos sobre o público. A noção de épico, no sentido substantivo do termo, é empregada conforme levantado por Anatol Rosenfeld e desenvolvida por Jean-Pierre Sarrazac; e a noção de tecnestesia é herdada de Pierre Francastel. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia. Épico. Tecnestesia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

João Carlos (Chico) Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, Professor adjunto no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (PPGA), Chico Machado é Bacharel em Desenho pela UFRGS (1992), Bacharel em Pintura pela UFRGS (1990), especializado em Teoria do Teatro Contemporâneo pela UFRGS, além de Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ricardo Zigomático, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Artes (UFPel), Licenciado em Teatro (UFRGS), Técnico em Design e Street Artist. Tem expe-riência na área de Artes do Acontecimento, com ênfase em Performance, Direção, Interpretação, Formação e Cenografia, atuando nos seguintes temas: espetáculos; performances; cinema e relações insubordinadas entre textos cênicos. Premiado como Melhor Espetáculo (2014, 2012, 2011, 2010), Ator (2014, 2012, 2011), Dramaturgo (2014) e Cenógrafo (2008). Integrante do grupo de Teatro Sarcáustico e do Grupo Insubordinada de Pesquisa (G.R.I.P.E), vinculado ao DAD/IA/UFRGS.      

Téléchargements

Publiée

2023-09-05