O TEATRO DO OPRIMIDO NA SOCIOEDUCAÇÃO: práticas político-pedagógicas interdisciplinares no projeto de extensão Pixote Camisa 10

Autori

  • Carla Dameane Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia

Abstract

Neste artigo pretendo refletir sobre as oficinas que o Coletivo Pixote realizou durante a execução do projeto de extensão “Pixote Camisa 10: Oficinas interdisciplinares de Língua Espanhola junto à Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC)”, expondo a metodologia de trabalho com a prática do Teatro do Oprimido (TO) no contexto da Socioeducação e os resultados desse projeto, considerando as peculiaridades que são próprias do Sistema Socioeducativo. Para tanto, apresentarei as orientações condutoras do projeto, em sua fase de elaboração e desenvolvimento e as reflexões que são frutos do processo vivido durante a experiência. Com isso, desejo levar ao conhecimento do leitor não apenas a realização do projeto e a atuação do Coletivo Pixote, mas chamar sua atenção para um assunto que precisa estar em nossa agenda de educadores, artistas, ativistas, cidadãos da sociedade civil sobre a situação do adolescente e do jovem que se encontra em situação de privação de liberdade e de como o TO foi importante para vislumbramos, enquanto coletivo, as possibilidades de intervenção nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (CASE) a fim de contribuir para a sua transformação em um espaço de convivência, troca de conhecimentos, criação artística e desenvolvimento da autoestima e estimular a pulsão revolucionária onde a liberdade física encontra-se cerceada. PALAVRAS-CHAVE: Língua Espanhola. Teatro do Oprimido. Socioeducação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Carla Dameane Pereira de Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Estudos Literários e Mestre em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit/FALE/UFMG). Professora Adjunta do Instituto de Letras da UFBA. Atua nas áreas de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Pesquisadora na área de Estudos da Performance e das Literaturas e Culturas Andinas. É coordenadora do Coletivo Pixote, onde também atua como performer.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-02-06