O TEATRO DO OPRIMIDO NA SOCIOEDUCAÇÃO: práticas político-pedagógicas interdisciplinares no projeto de extensão Pixote Camisa 10

Auteurs

  • Carla Dameane Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia

Résumé

Neste artigo pretendo refletir sobre as oficinas que o Coletivo Pixote realizou durante a execução do projeto de extensão “Pixote Camisa 10: Oficinas interdisciplinares de Língua Espanhola junto à Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC)”, expondo a metodologia de trabalho com a prática do Teatro do Oprimido (TO) no contexto da Socioeducação e os resultados desse projeto, considerando as peculiaridades que são próprias do Sistema Socioeducativo. Para tanto, apresentarei as orientações condutoras do projeto, em sua fase de elaboração e desenvolvimento e as reflexões que são frutos do processo vivido durante a experiência. Com isso, desejo levar ao conhecimento do leitor não apenas a realização do projeto e a atuação do Coletivo Pixote, mas chamar sua atenção para um assunto que precisa estar em nossa agenda de educadores, artistas, ativistas, cidadãos da sociedade civil sobre a situação do adolescente e do jovem que se encontra em situação de privação de liberdade e de como o TO foi importante para vislumbramos, enquanto coletivo, as possibilidades de intervenção nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (CASE) a fim de contribuir para a sua transformação em um espaço de convivência, troca de conhecimentos, criação artística e desenvolvimento da autoestima e estimular a pulsão revolucionária onde a liberdade física encontra-se cerceada. PALAVRAS-CHAVE: Língua Espanhola. Teatro do Oprimido. Socioeducação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carla Dameane Pereira de Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Estudos Literários e Mestre em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit/FALE/UFMG). Professora Adjunta do Instituto de Letras da UFBA. Atua nas áreas de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Pesquisadora na área de Estudos da Performance e das Literaturas e Culturas Andinas. É coordenadora do Coletivo Pixote, onde também atua como performer.

Téléchargements

Publiée

2020-02-06