Edição N. 50: POÉTICAS, MÍDIAS, GÊNEROS, MEIOS E MATRIZES: UM DOSSIÊ SOBRE DRAMATURGIAS

2023-02-08

 O PERÍODO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A EDIÇÃO NÚMERO 50 (2023.1) FOI ESTENDIDO ATÉ O DIA 13/05/2023.

________

CADERNOS DO GIPE-CIT/ CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição número 50 (2023.1) do “Cadernos do GIPE-CIT” que terá como título POÉTICAS, MÍDIAS, GÊNEROS, MEIOS E MATRIZES: UM DOSSIÊ SOBRE DRAMATURGIAS. 

Utilizamos, como base para a elaboração da proposta aqui expressa, quatro disparadores teóricos, a saber: o pensamento do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, no que se refere particularmente às noções de diálogo, dialogismo e polifonia; as noções de hibridismo de Nestor Canclini, dentre outros expoentes dos Estudos Culturais; a perspectiva do pesquisador Jean-Pierre Sarrazac ao investigar desvios nas escritas dramatúrgicas contemporâneas (emersão de elementos épicos e líricos na tessitura, predominância de situação dramática em detrimento da noção de ação dramática em progressão linear, autorreflexividade, estratégias discursivas diferenciadas, dentre outros tantos desvios das convenções tradicionais) e, ainda, a noção de convergência midiática no sentido estabelecido por Henri Jenkins.  

A noção de convergência que lastreia essa proposição considera este fenômeno como parte de um processo cultural, que se relaciona também com novas possibilidades narrativas, multimidiáticas ou transmidiáticas, fruto do potencial dos novos suportes ou plataformas que permitem a convivência e a hibridização de diversas linguagens. Nesta perspectiva, novas e antigas mídias passam a interagir, de formas cada vez mais complexas, causando desdobramentos nos processos criativos e nas produções.

Vamos acolher trabalhos que discutam, problematizem e analisem proposições dramatúrgicas feitas para os diversos meios de comunicação e de expressão e com base nas diversas matrizes que constituem a nossa formação etnicocultural, compreendendo que as tradições cênico-dramatúrgicas oriundas do teatro e as convenções e produções da literatura dramática funcionam na atualidade como um banco de experiências, acessado livremente por realizadores/realizadoras e escritores/escritoras dos diversos meios e linguagens da cena contemporânea (teatro, dança, circo, performance, vídeo, games, cinema, televisão, web), subsidiando as construções dramatúrgicas em suas diversas modalidades artísticas; distintas mídias, plataformas e canais. Ademais, o dossiê intenciona agregar estudos em formato de artigos, ensaios e entrevistas que se debrucem não só nas escritas (prévias ou posteriores à encenação), peças e roteiros, mas nas práticas artísticas, nos processos criativos e nos processos arte-educativos correlacionados a seus desdobramentos cênico-dramatúrgicos, buscando contemplar tendências e desafios das artes cênicas contemporâneas.

Dentre as tendências e os desafios observados pelas proposições dramatúrgicas contemporâneas, no que se refere à reelaboração das bases clássicas aristotélicas  da análise dramatúrgica (intriga, personagem, linguagem), observam-se a tendência à epicização; a fragmentação e/ou o esgarçamento da narrativa e da personagem; a ação simultânea (no que se refere a tempo e a espaço); a valorização dos processos, dos percursos criativos e da gênese da criação artística por parte de realizadores, pesquisadores, educadores e críticos; processos coletivos e/ou colaborativos de criação; a intermidialidade; a noção do corpo como espaço cênico; a autoficcionalidade; a questão da presença e da telepresença; distintos pactos de recepção com o público (compreendido como ativo nos processos comunicacionais); a hibridização (diálogos entre meios, modalidades artísticas, poéticas, estéticas, matrizes culturais, gêneros, etc.) e a convergência de tecnologias e de linguagens com o advento da internet, seus streamings, canais, repositórios e ambientes virtuais.

Os trabalhos relacionados à Edição número 50 (Ano 27, 2023.1) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada até o dia 09 de abril de 2023. Devem ser submetidos no sítio da revista no Portal de Periódicos da UFBA https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit , conforme orientações disponíveis. O e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com pode ser utilizado como um canal de comunicação entre autores/autoras e a coordenação editorial da Edição número 50.

Trabalhos (artigos, ensaios e estudos em formato de entrevistas) que não estejam relacionados com a proposta do dossiê temático poderão se inscrever na seção FOLHAS AVULSAS. Os trabalhos da seção especial serão, também, submetidos ao processo de avaliação efetuado pela Comissão Científica que será constituída especificamente para o acompanhamento da edição número 50.

Importante registrar que o periódico “Cadernos do GIPE-CIT” começou a circular como uma publicação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, criado em 1994, que deu origem ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, como também impulsionou a criação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, em 1998.

Os Cadernos propõem-se a divulgar resultados parciais de trabalhos de pesquisadores efetivos e associados, professores e estudantes. A iniciativa contou com o apoio do CNPq (1997/1999), FAPEX e UNEB (1999/2000), e, desde 2004, pertence ao orçamento e execução do PPGAC-UFBA e do PROAP-CAPES.

Vale ressaltar que “Cadernos do GIPE-CIT” obteve nota B-1 na avaliação da Capes (Qualis Periódico Quadriênio 2017-2020) e que, ao longo dos anos, tem sido instrumento de registro e difusão de pesquisas realizadas no território regional e nacional, prioritariamente

Cordialmente, 

Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Celso de Araujo Oliveira Jr.

Organizadores/Comitê Editorial - Cadernos do GIPE-CIT n. 50

 

ANEXO 01

CRONOGRAMA

De 09/02 a 09/04/2023 ............ Chamada para submissões (ALTERADO PARA DE 09/02 A 09/05/2023)

09/05/2023 ............ Resultado dos trabalhos contemplados

25/06/2023 .......... Publicação online da Edição n.50