CONSIDERAÇÕES SOMÁTICO-SISTÊMICAS PARA O ARTISTA CÊNICO PERFORMATIVO

Auteurs

  • Daiane Fonseca Leal Universidade Federal da Bahia

Résumé

Este texto relaciona paradigmas da Educação Somática e do Pensamento Sistêmico, com o intuito de estabelecer diferenciações entre tais abordagens e possíveis colaborações ao desenvolvimento do trabalho próprio ao artista cênico performativo. A Educação Somática é apresentada enquanto princípios estruturais, bem como campo prático-teórico em que o soma é ponto de partida para a compreensão do corpo vivo e integrado. Já o Pensamento Sistêmico tece seu raciocínio a partir da ideia de organismo vivo e aberto à interação com o ambiente. Tais ponderações encontram a recorrência da autorregulação como particular aos organismos com vida e responsável pela adaptação ou mesmo alteração interna diante das circunstâncias externas. Na prática do artista cênico, tais perspectivas reestruturam o seu próprio modo de operação, de forma que a performatividade também faz referência ao organismo vivo para a delimitação de seu modelo operacional. Por fim, conclui-se que o Pensamento Sistêmico e a Educação Somática podem propiciar ao artista cênico enfoques diferentes para a investigação da cena como um processo/procedimento integrado. PALAVRAS-CHAVE: Organismo vivo. Educação somática. Pensamento sistêmico. Performatividade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daiane Fonseca Leal, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia.

Téléchargements

Publiée

2020-02-06