CONSIDERAÇÕES SOMÁTICO-SISTÊMICAS PARA O ARTISTA CÊNICO PERFORMATIVO
Abstract
Este texto relaciona paradigmas da Educação Somática e do Pensamento Sistêmico, com o intuito de estabelecer diferenciações entre tais abordagens e possíveis colaborações ao desenvolvimento do trabalho próprio ao artista cênico performativo. A Educação Somática é apresentada enquanto princípios estruturais, bem como campo prático-teórico em que o soma é ponto de partida para a compreensão do corpo vivo e integrado. Já o Pensamento Sistêmico tece seu raciocínio a partir da ideia de organismo vivo e aberto à interação com o ambiente. Tais ponderações encontram a recorrência da autorregulação como particular aos organismos com vida e responsável pela adaptação ou mesmo alteração interna diante das circunstâncias externas. Na prática do artista cênico, tais perspectivas reestruturam o seu próprio modo de operação, de forma que a performatividade também faz referência ao organismo vivo para a delimitação de seu modelo operacional. Por fim, conclui-se que o Pensamento Sistêmico e a Educação Somática podem propiciar ao artista cênico enfoques diferentes para a investigação da cena como um processo/procedimento integrado. PALAVRAS-CHAVE: Organismo vivo. Educação somática. Pensamento sistêmico. Performatividade.
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