DOS TESOUROS DE ÁGUAS: introdução a uma abordagem dos pés de dança e histórias de Oxum e Yemonjá entre Brasil e Benin
Résumé
Este artigo é um recorte introdutório das principais questões desenvolvidas na tese de doutorado Danças e Histórias de Osun, Yemonja e Azili entre o Benin e o Brasil. Aqui abordamos elementos e fundamentos das danças negras de Candomblé, como portadoras de uma pedagogia e uma técnica própria, como danças não representativas, cujos princípios não são somente estéticos, mas também espirituais. Discutimos a questão da codificação e da padronização, e a busca inicial por danças menos codificadas no Benin ou no Brasil. Conclui-se, reiterando a importância de afirmar essas danças, suas complexidades e potências enquanto danças femininas negras, ampliando espaços para seu ensino nas disciplinas curriculares universitárias em artes cênicas e em outros contextos artísticos. PALAVRAS-CHAVE: Danças de Orixá. Gesto. Benin-Brasil. Transmissão.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).