DOS TESOUROS DE ÁGUAS: introdução a uma abordagem dos pés de dança e histórias de Oxum e Yemonjá entre Brasil e Benin

Auteurs-es

  • Monica da Costa UNIRIO

Résumé

Este artigo é um recorte introdutório das principais questões desenvolvidas na tese de doutorado Danças e Histórias de Osun46, Yemonja e Azili entre o Benin e o Brasil. Aqui abordamos elementos e fundamentos das danças negras de candomblé, como portadoras de uma pedagogia e uma técnica própria, como danças não representativas, cujos princípios não são somente estéticos, mas também espirituais. Discutimos a questão da codificação e da padronização, e a busca inicial por danças menos codificadas no Benin ou no Brasil. Conclui-se, reiterando a importância de afirmar essas danças, suas complexidades e potências enquanto danças femininas negras, ampliando espaços para seu ensino nas disciplinas curriculares universitárias em artes cênicas e em outros contextos artísticos.

Palavras-chave: Danças de Orixá;; Gesto;; Benin-Brasil;; Transmissão.

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Biographie de l'auteur-e

Monica da Costa, UNIRIO

Monica da Costa é coreógrafa da Aduni Cia de Dança Afro-Contemporânea, psicóloga, pesquisadora e professora de dança. Graduou-se em Psicologia e começou sua formação em Dança Contemporânea na UERJ. É Mestre em Ciências da Saúde (ENSP-FIOCRUZ) e cursou a graduação em Dança na UFRJ (incompleta) até 2011, quando ingressou no Doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO).

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Publié-e

2020-02-11