Cadernos do GIPE-CIT N.52 abre chamada para o dossiê PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - DIMENSÕES POÉTICAS, POLÍTICAS E ESPETACULARES

2024-04-23

CADERNOS DO GIPE-CIT/ CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 52 (Ano 28, 2024.1) do Cadernos do GIPE-CIT, o dossiê temático: PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - DIMENSÕES POÉTICAS, POLÍTICAS E ESPETACULARES.

Diante dos desafios da atualidade, políticos, sociais, culturais e econômicos, e seus impactos na cena contemporânea, que tensionam/friccionam os processos de ensino e de aprendizagem no campo de conhecimento das Artes Cênicas (teatro, dança, música, artes visuais, performance, cinema, vídeo-arte, circo, manifestações culturais, dentre outras modalidades) e  das necessárias revisitações epistemológicas que permeiam os diversos contextos formativos, a edição número 52 do periódico acolherá estudos (artigos, ensaios, entrevistas) que compartilhem práticas e reflexões relacionadas às dimensões poéticas, políticas e espetaculares das Pedagogias das Artes Cênicas.

Tópicos a serem abordados:

  • Propostas pedagógicas e metodológicas no campo do ensino e da criação para a formação nas Artes Cênicas;
  • Dimensões do conhecimento para o ensino de Arte indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018): Criação, Crítica, Estesia, Expressão, Fruição e Reflexão nos processos formativos com crianças e adolescentes; 
  •  Pedagogias e práticas formativas voltadas à formação de atuantes (atores, performers, dançarinos, brincantes, circenses); de dramaturgos/roteiristas; de encenadores/as; de educadores em arte; e de diretores de produções ficcionais;
  • Reflexões situadas no contexto do ensino formal das Artes Cênicas na Educação Básica (Educação Infantil; Fundamental I, lI; Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância ou Educação Escolar Quilombola;
  • Atravessamentos nas Pedagogias das Artes Cênicas por questões como gênero, sexualidade, orientação sexual, classe social, religião, etarismo, capacitismo, meio-ambiente, diversidade sociocultural e questões étnico-raciais;
  • Modos de ocupação nas comunidades escolares pelas Artes Cênicas, para além dos componentes curriculares;
  • Reflexões situadas no contexto do ensino não formal das Artes Cênicas, tais como atividades formativas - oficinas, cursos livres, workshops, seminários, intervenções; práticas criativas de grupos, de coletivos, de organizações não-governamentais, práticas comunitárias; 
  • Práticas pedagógicas para as Culturas da Infância nas Artes Cênicas;
  • Manifestações culturais espetaculares nas Pedagogias das Artes Cênicas;
  • Desafios do ensino formal (Educação Básica e Educação Superior) das Artes Cênicas de modo telepresencial;
  • Modos de presença, telepresença e outras possibilidades na formação de espectadores/as;
  • Práticas pedagógicas negrorreferenciadas e ameríndias no campo das Artes Cênicas; 
  • Reflexões e propostas curriculares em Artes Cênicas para o ensino e  aprendizagem relacionadas à Lei nº 11.645/2008 nos processos formativos de artistas e de professores no ensino superior;
  • Demandas e possibilidades de Políticas Públicas para as Pedagogias das Artes Cênicas (Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância ou Educação Escolar Quilombola);
  • Processos artístico-pedagógicos relacionados às teatralidades, às performatividades e às hibridações no campo das Artes Cênicas;
  • Pedagogias do Oprimido no campo das Artes Cênicas;
  • Macrotemas sobre questões contemporâneos transversais e seus micro desdobramentos nas relações de ensino e de aprendizagem, na Educação Básica (Ensino Médio), no campo das Artes de acordo com a BNCC (2018), a saber: Ciência e tecnologia; Multiculturalismo; Cidadania e civismo; Saúde; Economia e Meio ambiente;
  • Formação técnico-profissionalizante no campo das Artes Cênicas.

  Os trabalhos relacionados à Edição número 52 (Ano 28, 2024.1) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada. Devem ser submetidos no sítio da revista no Portal de Periódicos da UFBA https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit, conforme orientações disponíveis. O e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com pode ser utilizado como um canal de comunicação entre autores/autoras e a Coordenação Editorial da Edição número 52.

Editada pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT é uma revista especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. Obteve nota B-1 na avaliação da Capes (Qualis Periódico Quadriênio 2017-2020). ISSN (online): 2675-1917 -  ISSN (impresso): 1516-0173. 

Cordialmente, 

Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Cristiane Santos Barreto

Comitê Editorial/Organização - Cadernos do GIPE-CIT n. 52

 

ANEXO 01

CRONOGRAMA - Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 52 (Ano 28, 2024.1)

23/04/2024 ............................. Publicação da Chamada 

De 23/04/2024 a 28/07/2024............ Período de submissões de trabalhos

28/09/2024 .............................. Publicação online da Edição n.52

 

ANEXO 02                                                 

 PRINCÍPIOS E DETERMINAÇÕES

  1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

1.1 Revista editada semestralmente pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT publica trabalhos relacionados a pesquisas acadêmicas no âmbito das Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos científicos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas; bem como reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea;

1.2 A revista conta com um Conselho Editorial permanente; e a cada edição constitui um Comitê Editorial (Organizadores) e uma Comissão Científica para conduzir a avaliação e a seleção dos trabalhos, junto à Coordenação Editorial (composta por Editores, Revisores, Designers). O processo de avaliação é realizado por até três avaliadores pareceristas, com ampliação do número de pareceres em caso de contradições relevantes;

1.3 Cadernos do GIPE-CIT oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Todos os trabalhos publicados estão disponíveis na internet para os usuários após a publicação. O uso não comercial é permitido, desde que sejam claramente mencionadas as referências aos autores e à revista;

1.4 Cadernos do GIPE-CIT não cobra taxas de processamento de artigos, nem taxas de submissão;

1.5 O processo de avaliação dos trabalhos submetidos a cada edição do Cadernos do GIPE-CIT deve seguir as diretrizes estabelecidas pela respectiva Chamada pública. Entretanto, os integrantes do Comitê Editorial (Organizadores); a Comissão Científica constituída a cada publicação, bem como a Coordenação Editorial e os Autores/Autoras devem seguir aos Princípios e Determinações regulares da revista aqui expressos;

1.6 Cada Edição deve publicar uma Chamada propondo um dossiê temático, que será publicado na seção regular Caderno, contendo as normas estabelecidas para o processo de avaliação e seleção, e todas as etapas do processo até a publicação devem seguir a um Cronograma, que integrará a Chamada;

1.7 Os avaliadores, que integram a Comissão Científica constituída a cada edição, devem receber os trabalhos sem a identificação dos respectivos Autores/Autoras, bem como uma Ficha de Avaliação para sistematizar seu parecer;

1.8 Os trabalhos deverão ser postados na página do Cadernos do GIPE-CIT no Portal de Periódicos da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/index) ou encaminhados por e-mail, de acordo com indicações definidas por cada Chamada pública;

1.9 Podem ser admitidos trabalhos apresentados em coautoria;

1.10 Cada Autor/Autora (incluindo os casos de coautoria) poderá submeter apenas um trabalho a cada edição;

1.11 Os trabalhos devem ser inéditos;

1.12 Trabalhos submetidos ao processo de seleção poderão ser escritos em Português ou em Espanhol. Nos casos de outras línguas, devem vir acompanhados da tradução para o Português;

1.13  Os trabalhos submetidos e aprovados ao dossiê temático proposto pela Chamada são publicados na seção Caderno;

1.14 A revista  constituiu seção denominada de Folhas Avulsas para a publicação de trabalhos acadêmicos (Artigos científicos/ Ensaios/ estudos em formato de Entrevistas) que não estejam diretamente ligados à temática prevista pela Chamada pública semestral, em atendimentos a demandas de  pesquisadores e artistas do campo das Artes Cênicas. Os trabalhos deverão ser avaliados pelos colaboradores pareceristas, que integram a Comissão Científica;

1.15 A revista constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas / Jornalismo para a publicação de textos jornalísticos (entrevistas jornalísticas, matérias jornalísticas, resenhas críticas, reportagens especiais, fotografias) que contenham informações e conhecimentos que sejam do interesse dos agentes culturais que estudam, produzem e pesquisam o campo das Artes Cênicas: espaço reservado para a contribuição de jornalistas, na perspectiva do jornalismo cultural e do jornalismo como forma de conhecimento;

1.16 Artistas reconhecidos publicamente, em suas áreas de atuação, e referendados pelos integrantes do Comitês Editorial constituído a cada edição, podem publicarmesmo quando não possuem formação acadêmica. Com isso, o periódico reconhece a Prática como Pesquisa, reconhecendo a trajetória de artistas que possuem domínio teórico/prático do seu campo do conhecimento.

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

2.1 Observância aos Princípios e determinações regulares do Cadernos do GIPE-CIT, às diretrizes de cada Chamada pública, assim como às normas técnicas vigentes para trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

2.2 Deve existir vinculação entre o trabalho submetido com o tema proposto para cada edição, conforme a Chamada, excetos os que forem submetidos à seção Folhas Avulsas;

2.3. Os trabalhos publicados pela seção especial Folhas Avulsas devem trazer temas e abordagens que atendam a demandas de pesquisadores (incluindo mestrandos e doutorandos) e artistas do campo das Artes Cênicas;

2.4 Pertinência da abordagem escolhida e consistência na discussão apresentada;

2.5 Clareza e coesão textual.

  1. DOS FORMATOS

3.1 Serão admitidos Artigos científicos e estudos em formato de Ensaios ou de Entrevistas contendo:

3.1.1 Relatos descritivos e/ou analíticos de experiências e/ou de processos artísticos;

3.1.2 Discussões teórico-epistemológicas;

3.1.3 Estudos de caso;

3.1.4 Resenhas críticas;

3.1.5 Escritas dramatúrgicas, acompanhadas de reflexão autoral. O texto dramatúrgico relacionado pode ser acessado na íntegra através de um hiperlink;

3.1.6 Ensaios visuais ou audiovisuais, acompanhados de reflexão acadêmica.

3.2 Caso a Chamada pública de determinada edição do Cadernos do GIPE-CIT inclua um novo formato textual ou defina normas específicas para o número em questão, Autores/Autoras e a Coordenação Editorial (Editores, Revisores e Designers) devem se adequar às determinações transitórias, que visam permitir a experimentação e a expansão do campo Pesquisa em Artes Cênicas. O Comitê Editorial (Organizadores) devem fundamentar e especificar as alterações no referido Edital.

  1. NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Os trabalhos devem ter formato de Artigo científico, de Ensaio ou de Entrevista, conforme definições do item 3 deste documento, e devem ter a seguinte estrutura básica:

- Cabeçalho (Título, Resumo, Palavras-chave; Title, Abstract, Keywords);

- Seção introdutória;

Seção de desenvolvimento: podem ser incluídas subseções (com Intertítulos), conforme a necessidade;

- Seção de Conclusão (no caso de artigos) ou de Considerações Finais (nos demais casos);

- Referências;  

A estrutura do texto deve conter no mínimo dez (10) e no máximo catorze (14) páginas, não incluindo o item Referências.  

4.2 O Cabeçalho deve conter:  

4.2.1 Título do trabalho em português/espanhol e título em inglês, separados por uma linha de distância. Devem ser digitados em letra maiúscula (caixa alta), em ARIAL, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, alinhamento centralizado; e o subtítulo (sem caixa alta) na próxima linha. Ambos devem estar em negrito;                                                                                                   

4.2.2 O Resumo deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT vigentes. Os textos em português e em espanhol deverão ter o Resumo traduzido para o inglês (Abstract). Resumos em português/espanhol e inglês, necessariamente nessa ordem, devem ser separados por uma linha de distância:

a) Os resumos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;

b) No Resumo (e no Abstract) deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e considerações metodológicas.

4.2.3 As Palavras-chaves (Keywords) devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, conforme regras da ABNT.

a) Cada trabalho deve apresentar de três (3) a cinco (5) Palavras-chave.

4.3 Os textos deverão ser digitados em fonte ARIAL, tamanho 12 e o espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado. Deverão ser submetidos em formato Microsoft Word (.DOC);

4.4 Os Intertítulos, digitados em letras maiúsculas (caixa alta), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, não devem conter numeração;

4.5 As Referências, ao final do texto, devem seguir as normas da ABNT vigentes, lembrando que o título da obra referencial deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é importante que seja informado:

a) Diferentes trabalhos do mesmo Autor/Autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie.

4.6 Os textos devem ter notas de rodapé explicativas apenas para a apresentação de comentários, explanações breves ou traduções. Podem ser publicadas Notas do Autor/Autora e Notas da Edição (quando formuladas pela Coordenação Editorial);

4.7 As citações com até três (3) linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser destacadas, em fonte 11, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e com recuo de 4cm. As intervenções nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses;

4.8 É obrigatória a utilização do sistema Autor-Data para todas as citações: (Sobrenome do Autor/Autora, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do Autor/Autora, ano, página) para citações diretas;

4.9 Os trabalhos submetidos devem seguir às seguintes configurações gerais:

a) Página A4;

b) Margens Superior e Inferior de 3 cm;

c) Margens laterais de 2cm;

d) Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;

e) Uso de itálico para termos estrangeiros, neologismos, para usos particulares de palavras ou expressões e títulos de obras referenciais para o trabalho (títulos de livros, de artigos, de espetáculos, de filmes, de performances, etc.);

f) Uso de negrito para destaque no texto;

g) URLs informadas no texto por meio de hiperlink;

h) Imagens no corpo do texto (com legenda e os devidos créditos).

4.10 O uso de imagens (fotografias, desenhos, mapas, gráficos, tabelas) no corpo do texto deve respeitar o limite máximo de oito (8) itens por trabalho. Caso os trabalhos incluam imagens da autoria de terceiros, é indispensável que seja encaminhado documento de autorização. O material deverá vir creditado e acompanhado de legendas de identificação, e as seguintes formatações: alinhamento centralizado, resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi; P&B ou colorida; tamanho mínimo de 7cm X 5cm e máximo de 10 cm X 15 cm; legendas abaixo das imagens em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado e sem formatação de quebra automática de texto;

4.11 Os autores poderão utilizar hiperlink para fazer referências a material em meio eletrônico, como áudios, recursos audiovisuais ou para vincular escritas dramatúrgicas. Nesses casos, inserir referência ao link como nota de rodapé ou no item Referências, da seguinte forma: “Disponível em: <link>. Acesso em: dia/mês/ano. No caso de envio de mídias, seguir os padrões:        

a) Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725 X 500 pixels;

b) Vídeos: até 15 min, enviar link do YouTube;

c) Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2MB.

4.12 O envio do texto original implica na autorização para a publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0 e poderá ser publicado na revista;

4.13 Os trabalhos não devem ser postados contendo a assinatura do Autor/Autora ou dos Autores/Autoras. A identificação deve vir nos itens complementares à postagem do manuscrito, tais como no Currículo resumido;

4.14 Os trabalhos devem ser acompanhados por informações sobre Autoras e Autores. É indispensável encaminhar texto, com até cinco (5) linhas, contendo informações sobre a formação acadêmica, cargo em exercício e demais informações relevantes sobre a trajetória acadêmica e artística. É importante que contenha os seguintes dados:

- Instituição a que a pesquisadora/ o pesquisador esteja vinculada (o) e o tipo de vínculo;

- Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída; ano);

- Bolsa de fomento (quando houver);

- Dados sobre a atuação profissional (artística, instituição de ensino, movimento cultural, dentre outras);

4.15 Os mestrandos e doutorandos devem identificar o professor-orientador (e a sua titulação), além da Instituição e do Programa de Pós-graduação onde realizam suas pesquisas.

  1. REGRAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

5.1 Os textos devem ser submetidos através do sistema de Periódicos da UFBA (ou por e-mail, quando for indicado pela Chamada pública);

5.2 Para a submissão de trabalhos, as Autoras e os Autores devem cadastrar-se previamente na página do Cadernos do GIPE-CIT, selecionando a função AUTOR;

5.3 Após o cadastro, devem realizar login no sistema e escolher a opção “nova submissão”. Nesta aba, encontram-se as orientações passo a passo para a submissão dos trabalhos;

5.4 O trabalho a ser submetido à avaliação da revista (etapa 2: inclusão do manuscrito) não deve conter informações que possibilitem a identificação da autoria;

5.5 Os trabalhos enviados por e-mail (quando indicado pela Chamada pública) devem ser encaminhados em WORD (.DOC) e NÃO devem conter assinaturas e demais indicações de autoria. Devem ser encaminhados com um documento complementar, contendo assinatura e resumo do currículo (dados biográficos e/ ou curriculares, em até cinco linhas);

5.6 As informações no corpo do texto que possam identificar a autoria do trabalho devem ser removidas e substituídas por indicações entre colchetes, tais como:

[nome do autor removido para avaliação]

[título do espetáculo removido para avaliação]

[nome da instituição removida para avaliação]        

5.7 O arquivo em WORD também não deve conter informações de identificação dos autores/autoras. Para remover essas informações, recomendamos a seguir as seguintes etapas:

No arquivo WORD do manuscrito, acessar a aba “arquivo”; abrir o item “informações”; clicar em "Inspecionar documento"; clicar em “inspecionar”; após o resultado, remover “propriedade do documento e informações pessoais”; remover comentários, revisões, versões etc.;

5.8 Os dados de identificação do Autor/Autora devem ser preenchidos correta e exclusivamente no formulário indicado (etapa 3: inclusão de metadados) pelo sistema de publicação. Os dados curriculares e/ou biográficos devem ser resumidos em até cinco (5) linhas.