O ATOR MULTIFUNCIONAL DA CRIAÇÃO COLETIVA E O DESENVOLVIMENTO DA CENOGRAFIA: possibilidades e problemática
Résumé
O artigo propõe uma discussão acerca das funções teatrais de atuação e cenografia desenvolvidas pelos mesmos indivíduos criadores no contexto da criação coletiva, almejando discutir aspectos desse modo de criação que fomentam a multifuncionalidade dos artistas da cena, como a centralização criativa sobre o ator e as repercussões que a associação entre atuação e cenografia desempenham sobre os processos criativos, seus procedimentos e suas dinâmicas de organização. Para tanto, teorias acerca dos processos de criação artística, da criação coletiva teatral, bem como da atuação e da cenografia são intercruzadas a fim de aprofundar as reflexões de associação entre tais áreas. O estudo identifica algumas fragilidades desse tipo de processo e aponta para possíveis caminhos facilitadores da condução dessa modalidade de experimentação. PALAVRAS-CHAVE: Criação coletiva. Ator. Cenografia. Multifuncionalismo. Procedimentos de criação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).