AS SAÍDAS PELOS SONHARES

Auteurs-es

  • Patrícia Caetano Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Catarina Resende Universidade Federal Fluminense
  • Jully W. Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Matheus Carneiro Cia Fábio Minervino

Résumé

Este ensaio poético é um duplo gesto: uma partilha de materiais de uma pesquisa entre sonho, práticas somáticas, dança e clínica; e um convite a experimentar procedimentos para sonhares. De saída, o propósito era curar o assombro com o presente dilacerante, criando redes de conexão, pedindo licença ao mundo dos sonhos para emanar a energia do vivo em nossos corpos e memórias. PALAVRAS-CHAVE: Sonhos. Educação Somática. Imaginação. Dança. Corpo-travessia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Caetano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É artista da dança e professora do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Educadora do Movimento Somático certifica-da pela The School for Body-Mind CenteringSM (BMCSM). Pesquisadora do LIAAT – Laboratório Interinstitucional de Atividades, Antropofagias e Transdisciplinaridade. Suas pesquisas envolvem a Educação Somática e os Estudos da Corporeidade/Subjetividade.

Catarina Resende, Universidade Federal Fluminense

É psicóloga clínica, professora do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense – UFF, coordenadora do Laboratório de Subjetividade e Corporeidade (CorporeiLabS). Educadora do Movimento Somático em formação pelo Center for Body-Mind Movement Brasil, doutora em Psicologia (UFF), mestre em Saúde Coletiva (UFRJ) e terapeuta pelo movimento (Escola Angel Vianna). Desenvolve pesquisas transdisciplinares entre arte, clínica e corporeidade.

Jully W. Rocha, Universidade Federal Fluminense

É Psicóloga Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2022). Tem experiência como instrutora e coordenadora de cursos voltados para a gestão de pessoas e saúde do trabalhador. Na área clínica, trabalha com práticas transdisciplinares através de diálogos com a Arte e as Práticas Somáticas, além de desenvolver estudos sobre Contracolonialidade, Saberes Ancestrais e Relações Étnico-Raciais.

Matheus Carneiro, Cia Fábio Minervino

É bailarino, intérprete-criador e bacharel em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor na escola de dança da Secretaria de Cultura e Turismo do município do Eusébio-CE desde 2022. Bailarino na Cia. Fábio Minervino desde 2018, onde participou de trabalhos como Abissal, Subsolo e Solstício. Pesquisa poéticas das danças para as telas, desenvolvendo videodanças que participam em festivais nacionais e internacionais.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-02