PERFORMANCE DA PRESENÇA OU A ARTE DO INSTANTE
Résumé
Este artigo fala da experiência de uma atriz que acordou afônica em plena temporada de um espetáculo de sucesso na cidade de Salvador. A narrativa expõe em ordem cronológica o processo psicofísico da atriz ao realizar o espetáculo, mesmo sem voz. Em sua busca ela descobre, através de exercícios que fez em oficinas com Eugênio Barba e o Lume, a transição da fisicalidade do texto a ser dito para com isso realizar o espetáculo. Em seu processo de buscar meios para realizar o espetáculo, mesmo sem voz, ela narra a importância da presentificação e no aprofundamento do instante presente como ferramentas de superação. E, com isso, descobriu que a perda da voz lhe possibilitou ouvir melhor seus colegas e estar em cena de forma integral, melhorando sua percepção na atuação. PALAVRAS-CHAVE: Voz. Afonia. Corpo. Presença. Instante.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).