INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, DIFERENÇA E RISO NA ENCRUZILHADA CURRICULAR
Résumé
As pedagogias do teatro têm afetado e sido afetadas pelos diferentes contextos educativos, tanto no tocante a concepções e conceitos, quanto nos procedimentos e metodologias que vêm sendo cotejadas nas múltiplas experiências com as artes cênicas (processos criativos, ensino, pesquisa) em espaços educacionais formais e não-formais. Em que medida essas transformações podem ser notadas nas superfícies curriculares das Licenciaturas em Teatro não parece algo simples de analisar e ainda mais se complexifica quando se quer pensar sobre as afetações que noções como infância, diferença e riso têm provocado no tecido curricular das referidas licenciaturas. No fluxo dessa escrita, interessa delinear brevemente apontamentos sobre as referidas noções, dispondo-as numa encruzilhada crítico-reflexiva para, em tom de ensaio, ir tecendo considerações a partir das contribuições de um corpo de estudos e de obras afins, no sentido de adensar a mira para os dispositivos curriculares, com acuidade de sentido e com implicado interesse de pesquisa na perspectiva da justiça curricular. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogias do Teatro. Infância. Riso. Diferença. Currículo.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 2ªed. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993.
BAUDELAIRE, Charles. Da essência do Riso. In: Escritos sobre Arte. São Paulo: Hedra, 2008.
BERGSON, Henri. O Riso: Ensaio Sobre a Significação do Cômico. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
CARROLL, Lewis. Alice: edição comentada. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
CORAZZA, Sandra; SILVA, Tomaz Tadeu da. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DUARTE, Sérgio Guerra. Dicionário Brasileiro de Educação. Rio de Janeiro: Edições Antares: Nobel, 1986.
GOMES, Roberto. Crítica da Razão Tupiniquim.11ª ed. São Paulo: FTD, 1994.
LAROSSA, Jorge. Elogio do Riso. In: Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
________. O Enigma da Infância. In: Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NIETZSHE, Friedrich Wilhelm. Assim Falou Zaratustra. In: ________. Obras Incompletas. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
_________. A Gaia Ciência. In: ________. Obras Incompletas. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
________. Pedagogias das Encruzilhadas. Revista Periferia, v.10, n.1, p. 71 – 88. Rio de Janeiro. Jan./Jun. 2018. Periferia: Educação, Cultura e Comunicação. Disponível em: https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31504
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).