Edição N. 51: TÉCNICAS, JOGOS, IMPROVISAÇÕES E RITOS: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA.

2023-07-31

CADERNOS DO GIPE-CIT/ CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 51 (Ano 27, 2023.2) do Cadernos do GIPE-CIT, que terá como título TÉCNICAS, JOGOS, IMPROVISAÇÕES E RITOS: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA.

O objetivo principal do número consiste em colaborar com a sistematização do conhecimento acerca de linhas de atuação, processos de criação, de treinamento, bem como com a formação de atuantes para multimeios e em diversas modalidades artísticas, tais como o teatro; o cinema; as produções ficcionais televisivas; os produtos ficcionais feitos para streamings e para canais da internet; as dublagens; as performances; as criações circenses; além de produções artístico-pedagógicas que se valem das diversas formas de atuação cênica (processos de criação e produtos) desenvolvidas por educadores-artistas e estudantes - na educação formal e na educação não-formal.

Em conformidade com Stanislavski: “[...] a mais simples ação física, ao ser executada por um ator em cena, obriga-o a criar, de acordo com seus próprios impulsos, toda sorte de ficções imaginárias.” Partindo do corpo do atuante (corpo-emocional; corpo-razão-imaginação-argumentação; corpo físico; corpo-ritual), é possível identificar construções que se sustentam com base no emocional e no psicológico das personagens, outras em que as máscaras das personas são intencionalmente visíveis e algumas em que a construção se dá, particularmente, no organismo físico do ator, salientamos que todas elas se constroem no CORPO em atitude expressiva. Nessa perspectiva não há separação entre corpo e mente. 

O Dossiê pretende englobar diversas linhas de atuação (processos de criação e formação, pedagogias, exercícios  e técnicas) emotivas e psicológicas, racionais, físicas, tendo como referências: o sistema codificado por Constantin Stanislavski; princípios desenvolvidos pela proposição estético-político-pedagógica de Bertolt Brecht, no que se refere especificamente ao trabalho de atuantes; o legado de Jerzi Grotowski e seus discípulos que compreendem o ator/atriz como a essência do teatro e o conceito de pré-expressividade proposto por Eugênio Barba. 

Ademais, é fundamental problematizar o espaço do/da atuante em proposições ritualísticas, remetendo às origens das artes da cena e tendo como referência o legado de Antonin Artaud, além das formas e ritos advindos de expressões espetaculares da Cultura (tradicional, contemporânea, popular, erudita), contemplando distintas matrizes culturais, tais como a europeia e seus desdobramentos nas américas; as relacionadas às culturas orientais; as de matriz africana e as dos povos indígenas.

Interessa também ao dossiê trabalhos relacionados com as diversas formas de atuação, treinamento e compartilhamento da arte da atuação cênica com base em jogos e improvisação, tendo como referência o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e a estética do Oprimido, além de contribuições como as de Viola Spolin, Keith Johnstone, Volker Quandt, Ingrid Koudela, bem como tradições como as da Commedia dell’Arte, entre outras.

 Dentre os principais tópicos correlacionados com a temática destacam-se: a ação física; a expressão corporal, gestos e movimentos; o olhar e a expressão facial; a respiração, a dicção, a expressão vocal; ritmo, tempo, prontidão cênica; o canto; a improvisação cênica; o teatro ritualístico; a cena e a contracena, o desempenho de papéis, a construção de personagens; a relação do atuante (ator/atriz, intérprete, performer, dançarino, brincante etc) com câmeras, microfones, figurinos, objetos de cena, adereços, maquiagem, coreografias, marcações,  situações dramáticas, cenas, textos dramatúrgicos, ambientes cenográficos, locações e com outros elementos implicados na encenação, incluindo o público.

    A edição 51 do Cadernos do GIPE-CIT traz espaço para a publicação de textos jornalísticos, nas perspectivas do Jornalismo Cultural e do Jornalismo como Forma de Conhecimento, contendo reportagens especiais, entrevistas, críticas ou perfis analíticos de atuantes, de forma a compartilhar experiências no campo da atuação cênica. A produção jornalística será publicada na seção FOLHAS AVULSAS/ Jornalismo.

     Os trabalhos relacionados à Edição número 51 (Ano 27, 2023.2) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada até o dia 16 de setembro de 2023. Devem ser submetidos no sítio da revista no Portal de Periódicos da UFBA https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit, conforme orientações disponíveis. 

     O e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com pode ser utilizado como um canal de comunicação entre autores/autoras e a Coordenação Editorial da Edição número 51.

Cordialmente, 

Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Celso de Araújo Oliveira Jr.

Organizadores/Comitê Editorial - Cadernos do GIPE-CIT n. 51



ANEXO 01

 

CRONOGRAMA 

Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 51 (Ano 26, 2023.2)



31/07/2023 ............................. Publicação da Chamada 

 

De 31/07/2023 a 16/09/2023............ Chamada para submissões Estendido até o dia 16 de novembro de 2023

 

16/12/2023 .............................. Resultado dos trabalhos contemplados

 

30/12/2023 .............................. Publicação online da Edição n.51