PESQUISA EM ARTES DA CENA: reflexões epistemológicas em prática

Autores/as

  • Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Este artigo pretende discutir alguns aspectos metodológicos da prática como pesquisa, viés epistemológico atual para pesquisa em arte. Trata-se de um relato prático reflexivo dos estudos realizados junto ao Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da UNICAMP-SP, na qualidade de estágio pós-doutoral. O artigo apresentará um exercício possível de investigação desta abordagem e sua aplicabilidade junto à pesquisa sobre o processo de criação da atriz, específico do teatro performativo Não posso esqucer, de Valéria Braga e Maria Ângela de Ambrosis. Serão relatadas algumas práticas de ensaio e a apresentação do espetáculo supracitado que foi subsidiada pelo workshop Creative Articulations Process, ministrado por Vida Midgelow e Jane Bacon da Middlesex University de Londres, em setembro de 2019. Assim, comporá o escopo deste artigo sua aplicabilidade ao processo de pesquisa artística, evidenciando o conhecimento gerado pelas práticas somáticas e criativas na construção do objeto artístico, delineando alguns procedimentos e parâmetros para a pesquisa em arte da cena. PALAVRAS-CHAVE: Prática como pesquisa. Prática artística. Práticas somáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado, Universidade Estadual de Campinas

É pós-doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Universidade Federal de Goiás na graduação e na pós-graduação. Educadora do Movimento Somático pela School of Body Mind Centering – Programa Brasileiro. Desenvolve pesquisa cênica tendo como eixo o corpo e jogo engajado em teatro performativo e/ ou palhaçaria. É atriz, palhaça e contadora de história. E-mail: maria_angela_ambrosis@ufg.br

Publicado

2022-12-30