PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPIRAIS DE EXPERIÊNCIAS: saberes somáticos e a dança na cena contemporânea
Resumen
Esta escrita textual é uma das resultantes do Programa de Formação Espirais de Experiências: saberes somáticos e a dança na cena contemporânea, programa desenvolvido presencialmente em Goiânia-Goiás e virtualmente em algumas regiões do Brasil e da América Latina. O presente artigo versa sobre três eixos. O primeiro apresenta a organização geral do programa e algumas de suas singularidades, como a participação de pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança e somática. O segundo aborda reflexões, intenções, desejos e questões que perpassaram as relações entre o somático e o artístico da dança, para a criação e o desenvolvimento do programa. Para tanto, dialoga-se com os escritos de Bondía (2002), Fernandes (2014), Costa (2019) e Abrão (2022). O terceiro eixo traz o relato da experiência da palestra dançada de abertura do programa, IrOri, proposta por Fernandes. PALAVRAS-CHAVE: Espirais de Experiências. Programa de Formação. Somático-expressivo. Dança.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).