INVESTIGAÇÕES CÊNICAS COMO SENTIDO E EXPERIÊNCIA
Resumen
Este artigo é um relato de experiência sobre os percursos do projeto de pesquisa acadêmico intitulado Experiências: sentidos e investigações cênicas. Este projeto foi desenvolvido por egressos e professores do curso de Teatro-licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará no ano de 2015. Nosso objetivo principal foi a realização de um espetáculo teatral a partir do relato de experiências docentes dos participantes do projeto e dos demais egressos do referido curso. Para tanto, buscamos estratégias de aproximação com os egressos visando, além de recolher insumos para a montagem do espetáculo, criar um canal permanente de contato entre o curso de seus egressos. Acreditávamos que esta aproximação poderia, também, alimentar as discussões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) sobre ajustes e reformas curriculares. Para dar suporte teórico às nossas investigações dialogamos com as produções bibliográficas sobre experiência dos filósofos e educadores Jorge Larrosa Bondia e John Dewey. A pesquisa culminou na elaboração de um texto dramático e suas leituras cênicas foram realizadas em novembro de 2015 no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, em Fortaleza-CE e em maio de 2017, no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador-BA. PALAVRAS-CHAVE: Experiência. Artista-pesquisador-docente. Leitura Dramática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).