AFROGRAFANDO A CENA – um estudo sobre a poética do Nata

Autores/as

  • Fernanda Júlia Barbosa Onisajé UFBA

Resumen

O presente artigo tem por objetivo mostrar o processo criativo do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA o que consistirá em uma reflexão sobre o encontro entre Candomblé e Teatro na construção do projeto-político-poético do grupo. Nesse itinerário formativo e criativo, buscou-se compreender e identificar os princípios e procedimentos dominantes norteadores da prática cênica do NATA, reflexão que apresenta ao leitor os três Princípios norteadores que orientam a criação do NATA e a composição de sua poética teatral. São eles: Narrativas Mito- Poéticas, Teatro Ritual e Tradição na Contemporaneidade. O presente artigo está debruçado no esmiuçamento de dois dos três princípios as Narrativas – Mito – Poéticas e Teatro Ritual, pois estes resumem grande parte dos procedimentos criativos utilizados para a criação cênica do grupo. PALAVRAS-CHAVE: Candomblé. Teatro. Poética. Processo criativo. Encenação.

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Biografía del autor/a

Fernanda Júlia Barbosa Onisajé, UFBA

Onisajé é pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UFBA.

Publicado

2020-02-11