AFROGRAFANDO A CENA – UM ESTUDO SOBRE A POÉTICA DO NATA

Authors

  • Fernanda Julia Barbosa Onisajé

Abstract

O presente artigo tem por objetivo mostrar o processo criativo do Núcleo Afro- brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA o que consistirá em uma reflexão sobre o encontro entre Candomblé e Teatro na construção do projeto-político-poético do grupo. Nesse itinerário formativo e criativo, buscou-se compreender e identificar os princípios e procedimentos dominantes norteadores da prática cênica do NATA, reflexão que apresenta ao leitor os três Princípios norteadores que orientam a criação do NATA e a composição de sua poética teatral. São eles: Narrativas Mito- Poéticas, Teatro Ritual e Tradição na Contemporaneidade. O presente artigo está debruçado no esmiuçamento de dois dos três princípios as Narrativas – Mito – Poéticas e Teatro Ritual, pois estes resumem grande parte dos procedimentos criativos utilizados para a criação cênica do grupo.

Palavras-chave: Candomblé;; Teatro;; Poética;; Processo criativo;; Encenação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernanda Julia Barbosa Onisajé

Onisajé Fernanda Júlia Barbosa – PPGAC - UFBA

Published

2020-02-11