Cadernos do GIPE-CIT divulga Chamada para a Edição número 54
O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 54 (Ano 29, 2025.1) do Cadernos do GIPE-CIT, que terá como título ECOAR, UM REFLEXO DAS REDES DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS EM SUA PLURALIDADE TEMÁTICA.
A edição número 54 do periódico Cadernos do GIPE-CIT acolherá estudos (artigos científicos, ensaios e entrevistas) que compartilhem práticas e reflexões cujas temáticas evidenciem a teia de experiências vivenciadas nas artes cênicas do Brasil e do exterior. O caderno pretende amplificar experiências, dando visibilidade a pesquisas de diferentes linguagens no campo das Artes Cênicas, em sua pluralidade temática. Nossa intenção é registrar ou compartilhar as experiências de artistas/pesquisadores de diferentes espaços interdisciplinares, transculturais e transdisciplinares.
Com o objetivo de sistematizar a publicação do caderno (edição 54 do periódico Cadernos do GIPE-CIT), relacionamos pontos a serem desenvolvidos pelos artigos científicos, ensaios e entrevistas que serão submetidos:
Tópicos a serem abordados:
- Voz e narrativa em processos de criação cênica;
- Cantos de tradição e criação cênica;
- Epistemes africano-diaspóricas e criação teatral;
- Autoficção e narrativas de si na criação artística;
- Dramaturgias sonoro-musicais: criações e perspectivas;
- A pesquisa vocal do ator-cantor;
- Somática e corporeidades contracoloniais.
- Reflexões sobre as artes do circo na contemporaneidade;
- O corpo cômico: estudos sobre a comicidade do ator na criação teatral e
- Metodologias de pesquisas no campo das Artes Cênicas.
Os trabalhos relacionados à Edição número 54 (Ano 29, 2024.2) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada até o dia 15 de dezembro de 2024 (O prazo foi estendido até 23/02/2025). Devem ser submetidos no sítio da revista no Portal de Periódicos da UFBA https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit, conforme orientações disponíveis. O e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com pode ser utilizado como um canal de comunicação entre autores/autoras e a Coordenação Editorial da Edição número 54.
Editada pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT é uma revista especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. Obteve nota B-1 na avaliação da Capes (Qualis Periódico Quadriênio 2017-2020). ISSN (online): 2675-1917 - ISSN (impresso): 1516-0173.
Cordialmente,
Meran Vargens, Veronica Navarro, Valéria Rocha e Ricardo Fagundes
Comitê Editorial/Organizadoras - Cadernos do GIPE-CIT n. 54
ANEXO 01
CRONOGRAMA
Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 54 (Ano 29, 2025.1)
10/08/2024 ............................. Publicação da Chamada
De 10/08/2024 a 23/02/2025............ Período de Submissão de trabalhos
30/05/2025 .............................. Previsão da Publicação online da Edição n.54
ANEXO 02
DIRETRIZES PARA AUTORES
PRINCÍPIOS E DETERMINAÇÕES
- CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
1.1 Revista editada semestralmente pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT publica trabalhos relacionados a pesquisas acadêmicas no âmbito das Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos científicos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas; bem como reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea;
1.2 A revista conta com um Conselho Editorial permanente; e a cada edição constitui um Comitê Editorial (Organizadores) e uma Comissão Científica para conduzir a avaliação e a seleção dos trabalhos, junto à Coordenação Editorial (composta por Editores, Revisores, Designers). O processo de avaliação é realizado por até três avaliadores pareceristas, com ampliação do número de pareceres em caso de contradições relevantes;
1.3 Cadernos do GIPE-CIT oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Todos os trabalhos publicados estarão disponíveis na internet para os usuários após a publicação. O uso não comercial é permitido, desde que sejam claramente mencionadas as referências aos autores e à revista;
1.4 Cadernos do GIPE-CIT não cobra taxas de processamento de artigos, nem taxas de submissão;
1.5 O processo de avaliação dos trabalhos submetidos a cada edição do Cadernos do GIPE-CIT deve seguir as diretrizes estabelecidas pela respectiva Chamada pública. Entretanto, os integrantes do Comitê Editorial (Organizadores); a Comissão Científica constituída a cada publicação, bem como a Coordenação Editorial e os Autores/Autoras devem seguir aos Princípios e Determinações regulares da revista aqui expressos;
1.6 Cada Edição deve publicar uma Chamada propondo um dossiê temático, que será publicado na seção regular Caderno, contendo as normas estabelecidas para o processo de avaliação e seleção, e todas as etapas do processo até a publicação devem seguir a um Cronograma, que integrará a Chamada;
1.7 Os avaliadores, que integram a Comissão Científica constituída a cada edição, devem receber os trabalhos sem a identificação dos respectivos Autores/Autoras, bem como uma Ficha de Avaliação para sistematizar seu parecer;
1.8 Os trabalhos deverão ser postados na página do Cadernos do GIPE-CIT no Portal de Periódicos da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/index) ou encaminhados por e-mail, de acordo com indicações definidas por cada Chamada pública;
1.9 Podem ser admitidos trabalhos apresentados em coautoria;
1.10 Cada Autor/Autora (incluindo os casos de coautoria) poderá submeter apenas um trabalho a cada edição;
1.11 Os trabalhos devem ser inéditos;
1.12 Trabalhos submetidos ao processo de seleção poderão ser escritos em Português ou em Espanhol. Nos casos de outras línguas, devem vir acompanhados da tradução para o Português;
1.13 Os trabalhos submetidos e aprovados ao dossiê temático proposto pela Chamada são publicados na seção Caderno;
1.14 A revista constituiu seção denominada de Folhas Avulsas para a publicação de trabalhos acadêmicos (Artigos científicos/ Ensaios/ estudos em formato de Entrevistas) que não estejam diretamente ligados à temática prevista pela Chamada pública semestral, em atendimentos a demandas de pesquisadores e artistas do campo das Artes Cênicas. Os trabalhos deverão ser avaliados pelos colaboradores pareceristas, que integram a Comissão Científica;
1.15 A revista constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas / Jornalismo para a publicação de textos jornalísticos (entrevistas jornalísticas, matérias jornalísticas, resenhas críticas, reportagens especiais, fotografias) que contenham informações e conhecimentos que sejam do interesse dos agentes culturais que estudam, produzem e pesquisam o campo das Artes Cênicas: espaço reservado para a contribuição de jornalistas, na perspectiva do jornalismo cultural e do jornalismo como forma de conhecimento;
1.16 Artistas reconhecidos publicamente, em suas áreas de atuação, e referendados pelos integrantes do Comitês Editorial constituído a cada edição, podem publicar, mesmo quando não possuem formação acadêmica. Com isso, o periódico reconhece a Prática como Pesquisa, reconhecendo a trajetória de artistas que possuem domínio teórico/prático do seu campo do conhecimento.
- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
2.1 Observância aos Princípios e determinações regulares do Cadernos do GIPE-CIT, às diretrizes de cada Chamada pública, assim como às normas técnicas vigentes para trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
2.2 Deve existir vinculação entre o trabalho submetido com o tema proposto para cada edição, conforme a Chamada, excetos os que forem submetidos à seção Folhas Avulsas;
2.3 Os trabalhos publicados pela seção especial Folhas Avulsas devem trazer temas e abordagens que atendam a demandas de pesquisadores (incluindo mestrandos e doutorandos) e artistas do campo das Artes Cênicas;
2.4 Pertinência da abordagem escolhida e consistência na discussão apresentada;
2.5 Clareza e coesão textual.
- DOS FORMATOS
3.1 Serão admitidos Artigos científicos e estudos em formato de Ensaios ou de Entrevistas contendo:
3.1.1 Relatos descritivos e/ou analíticos de experiências e/ou de processos artísticos;
3.1.2 Discussões teórico-epistemológicas;
3.1.3 Estudos de caso;
3.1.4 Resenhas críticas;
3.1.5 Escritas dramatúrgicas, acompanhadas de reflexão autoral. O texto dramatúrgico relacionado pode ser acessado na íntegra através de um hiperlink;
3.1.6 Ensaios visuais ou audiovisuais, acompanhados de reflexão acadêmica.
3.2 Caso a Chamada pública de determinada edição do Cadernos do GIPE-CIT inclua um novo formato textual ou defina normas específicas para o número em questão, Autores/Autoras e a Coordenação Editorial (Editores, Revisores e Designers) devem se adequar às determinações transitórias, que visam permitir a experimentação e a expansão do campo Pesquisa em Artes Cênicas. O Comitê Editorial (Organizadores) devem fundamentar e especificar as alterações no referido Edital.
- NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 Os trabalhos devem ter formato de Artigo científico, de Ensaio ou de Entrevista, conforme definições do item 3 deste documento, e devem ter a seguinte estrutura básica:
- Cabeçalho (Título, Resumo, Palavras-chave; Title, Abstract, Keywords);
- Seção introdutória;
- Seção de desenvolvimento: podem ser incluídas subseções (com Intertítulos), conforme a necessidade;
- Seção de Conclusão (no caso de artigos) ou de Considerações Finais (nos demais casos);
- Referências;
- A estrutura do texto deve conter no mínimo dez (10) e no máximo catorze (14) páginas, não incluindo o item Referências.
4.2 O Cabeçalho deve conter:
4.2.1 Título do trabalho em português/espanhol e título em inglês, separados por uma linha de distância. Devem ser digitados em letra maiúscula (caixa alta), em ARIAL, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, alinhamento centralizado; e o subtítulo (sem caixa alta) na próxima linha. Ambos devem estar em negrito;
4.2.2 O Resumo deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT vigentes. Os textos em português e em espanhol deverão ter o Resumo traduzido para o inglês (Abstract). Resumos em português/espanhol e inglês, necessariamente nessa ordem, devem ser separados por uma linha de distância:
- a) Os resumos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
- b) No Resumo (e no Abstract) deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e considerações metodológicas.
4.2.3 As Palavras-chaves (Keywords) devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, conforme regras da ABNT.
- a) Cada trabalho deve apresentar de três (3) a cinco (5) Palavras-chave.
4.3 Os textos deverão ser digitados em fonte ARIAL, tamanho 12 e o espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado. Deverão ser submetidos em formato Microsoft Word (.DOC);
4.4 Os Intertítulos, digitados em letras maiúsculas (caixa alta), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, não devem conter numeração;
4.5 As Referências, ao final do texto, devem seguir as normas da ABNT vigentes, lembrando que o título da obra referencial deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é importante que seja informado:
- a) Diferentes trabalhos do mesmo Autor/Autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie.
4.6 Os textos devem ter notas de rodapé explicativas apenas para a apresentação de comentários, explanações breves ou traduções. Podem ser publicadas Notas do Autor/Autora e Notas da Edição (quando formuladas pela Coordenação Editorial);
4.7 As citações com até três (3) linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser destacadas, em fonte 11, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e com recuo de 4cm. As intervenções nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses;
4.8 É obrigatória a utilização do sistema Autor-Data para todas as citações: (Sobrenome do Autor/Autora, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do Autor/Autora, ano, página) para citações diretas;
4.9 Os trabalhos submetidos devem seguir às seguintes configurações gerais:
- a) Página A4;
- b) Margens Superior e Inferior de 3 cm;
- c) Margens laterais de 2cm;
- d) Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;
- e) Uso de itálico para termos estrangeiros, neologismos, para usos particulares de palavras ou expressões e títulos de obras referenciais para o trabalho (títulos de livros, de artigos, de espetáculos, de filmes, de performances, etc.);
- f) Uso de negrito para destaque no texto;
- g) URLs informadas no texto por meio de hiperlink;
- h) Imagens no corpo do texto (com legenda e os devidos créditos).
4.10 O uso de imagens (fotografias, desenhos, mapas, gráficos, tabelas) no corpo do texto deve respeitar o limite máximo de oito (8) itens por trabalho. Caso os trabalhos incluam imagens da autoria de terceiros, é indispensável que seja encaminhado documento de autorização. O material deverá vir creditado e acompanhado de legendas de identificação, e as seguintes formatações: alinhamento centralizado, resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi; P&B ou colorida; tamanho mínimo de 7cm X 5cm e máximo de 10 cm X 15 cm; legendas abaixo das imagens em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado e sem formatação de quebra automática de texto;
4.11 Os autores poderão utilizar hiperlink para fazer referências a material em meio eletrônico, como áudios, recursos audiovisuais ou para vincular escritas dramatúrgicas. Nesses casos, inserir referência ao link como nota de rodapé ou no item Referências, da seguinte forma: “Disponível em: <link>. Acesso em: dia/mês/ano. No caso de envio de mídias, seguir os padrões:
- a) Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725 X 500 pixels;
- b) Vídeos: até 15 min, enviar link do YouTube;
- c) Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2MB.
4.12 O envio do texto original implica na autorização para a publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0 e poderá ser publicado na revista;
4.13 Os trabalhos não devem ser postados contendo a assinatura do Autor/Autora ou dos Autores/Autoras. A identificação deve vir nos itens complementares à postagem do manuscrito, tais como no Currículo resumido;
4.14 Os trabalhos devem ser acompanhados por informações sobre Autoras e Autores. É indispensável encaminhar texto, com até cinco (5) linhas, contendo informações sobre a formação acadêmica, cargo em exercício e demais informações relevantes sobre a trajetória acadêmica e artística. É importante que contenha os seguintes dados:
- Instituição a que a pesquisadora/ o pesquisador esteja vinculada (o) e o tipo de vínculo;
- Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída; ano);
- Bolsa de fomento (quando houver);
- Dados sobre a atuação profissional (artística, instituição de ensino, movimento cultural, dentre outras);
4.15 Os mestrandos e doutorandos devem identificar o professor-orientador (e a sua titulação), além da Instituição e do Programa de Pós-graduação onde realizam suas pesquisas.
- REGRAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
5.1 Os textos devem ser submetidos através do sistema de Periódicos da UFBA (ou por e-mail, quando for indicado pela Chamada pública);
5.2 Para a submissão de trabalhos, as Autoras e os Autores devem cadastrar-se previamente na página do Cadernos do GIPE-CIT, selecionando a função AUTOR;
5.3 Após o cadastro, devem realizar login no sistema e escolher a opção “nova submissão”. Nesta aba, encontram-se as orientações passo a passo para a submissão dos trabalhos;
5.4 O trabalho a ser submetido à avaliação da revista (etapa 2: inclusão do manuscrito) não deve conter informações que possibilitem a identificação da autoria;
5.5 Os trabalhos enviados por e-mail (quando indicado pela Chamada pública) devem ser encaminhados em WORD (.DOC) e NÃO devem conter assinaturas e demais indicações de autoria. Devem ser encaminhados com um documento complementar, contendo assinatura e resumo do currículo (dados biográficos e/ ou curriculares, em até cinco linhas);
5.6 As informações no corpo do texto que possam identificar a autoria do trabalho devem ser removidas e substituídas por indicações entre colchetes, tais como:
[nome do autor removido para avaliação]
[título do espetáculo removido para avaliação]
[nome da instituição removida para avaliação]
5.7 O arquivo em WORD também não deve conter informações de identificação dos autores/autoras. Para remover essas informações, recomendamos a seguir as seguintes etapas:
No arquivo WORD do manuscrito, acessar a aba “arquivo”; abrir o item “informações”; clicar em "Inspecionar documento"; clicar em “inspecionar”; após o resultado, remover “propriedade do documento e informações pessoais”; remover comentários, revisões, versões etc.;
5.8 Os dados de identificação do Autor/Autora devem ser preenchidos correta e exclusivamente no formulário indicado (etapa 3: inclusão de metadados) pelo sistema de publicação. Os dados curriculares e/ou biográficos devem ser resumidos em até cinco (5) linhas.