"Prática como Pesquisa nas Artes da Cena" será o título da Edição n.48 do Cadernos do GIPE-CIT

2021-11-29

CADERNOS DO GIPE-CIT

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Salvador, 29 de novembro de 2021

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 48 (Ano 26, 2022.1) do Cadernos do GIPE-CIT que terá como título Prática como Pesquisa nas artes da cena.

A Prática como Pesquisa (Practice as Research) é sobretudo um modo de realizar pesquisa acadêmica onde (um)a prática integra a metodologia para se investigar temáticas diversas. A prática se torna o meio pelo qual a pesquisa é realizada, ela norteia a investigação e determina não somente a maneira de se pesquisar, mas também a forma de se refletir sobre pesquisa. Na Prática como Pesquisa, ao invés de se articular pensamentos sobre a prática, estes são articulados, sobretudo, através desta prática, no caso, artística. Na Prática como Pesquisa a atividade realizada (prática) é tida como um tipo de conhecimento específico que articula um conjunto de saberes. 

O termo surgiu no contexto acadêmico anglo-saxão no final da década de 1990 para fomentar projetos que necessitavam de experimentação prática e artística para que as pesquisas fossem realizadas. Além disso, o termo surgiu para evidenciar e também orientar o rigor de pesquisas cujo elemento chave é uma determinada atividade artística. A Prática como Pesquisa se assume como um tipo de investigação que se baseia ou é norteada por uma prática e acontece primariamente através dela, mas que é articulada na escrita para ser compartilhada na forma de dissertações/teses/artigos/livros. 

Quando o termo é traduzido do inglês para o português por Fernandes (2014), passamos a considerar o contexto acadêmico local em relação a este guarda-chuva metodológico internacional e também a pensar nas premissas que este tipo de pesquisa traz para o fazer acadêmico brasileiro. Mais especificamente, a Prática Artística como Pesquisa diz respeito ao fazer criativo nas artes como modo específico e múltiplo de gerar conhecimentos, ou seja, como metodologias próprias, que vão desde a Pesquisa Performativa (HASEMAN, 2006) à modalidades de pesquisas guiadas, baseadas, ou a partir da prática artística.  É neste cruzamento de fazeres e pensares que a chamada n. 48 do GIPE-CIT visa reunir artigos e ensaios que articulem os saberes da Prática como Pesquisa ou revelem diferentes investigações onde ela foi a principal norteadora de uma pesquisa em artes cênicas, considerando, sobretudo o rigor que esta exige em uma pesquisa acadêmica. 

Nesta edição, vamos acolher artigos e ensaios elaborados por pesquisadores (incluindo mestrandos e doutorandos), professores e artistas que apresentem trabalhos diretamente relacionados ao tema  da Prática como Pesquisa.

Os trabalhos relacionados à Edição número 48 (Ano 26, 2022.1) deverão ser apresentados até o dia 15 de janeiro de 2022, em conformidade com as normas e o Cronograma expressos nesta Chamada (ANEXO 1), elaborados em acordo com princípios, determinações e diretrizes do periódico. E devem ser submetidos no sítio https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit

Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas, editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista foi desenvolvida pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), criado em 1994.

O GIPE-CIT deu origem ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, e à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, em 1998. Os cadernos propõem-se a divulgar resultados parciais de seus pesquisadores efetivos e associados, professores, doutorandos, mestrandos e artistas. A iniciativa vem contando com apoio do CNPq (1997/1999), da FAPEX e da UNEB (1999/2000) e do PROAP-CAPES/ MEC (a partir de 2004). Edições dos Cadernos do GIPE-CIT podem ser encontradas em bibliotecas especializadas e podem ser acessadas pelo sítio do PPGAC/ UFBA, bem como no PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFBA.

Cordialmente,

Melina Scialom e Ciane Fernandes

Organizadoras - Cadernos do GIPE-CIT n. 48

 

Cadernos do GIPE-CIT

PRINCÍPIOS E DETERMINAÇÕES

  1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

1.1 Revista editada semestralmente pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT publica trabalhos relacionados a pesquisas acadêmicas no âmbito das Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas; bem como reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea;

1.2 A revista conta com um Conselho Editorial permanente e a cada edição constitui um grupo de Organizadores e uma Comissão Científica para conduzir a avaliação e a seleção dos trabalhos, junto à Coordenação Editorial (composta por Editores, Revisores, Designers). O processo de avaliação é realizado por até três avaliadores pareceristas, com ampliação do número de pareceres em caso de contradições relevantes;

1.3 Cadernos do GIPE-CIT oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Todos os textos publicados estão disponíveis na internet para os usuários após a publicação. O uso não comercial é permitido, desde que sejam claramente mencionadas as referências aos autores e à revista;

1.4 Cadernos do GIPE-CIT não cobra taxas de processamento de artigos, nem taxas de submissão;

1.5 O processo de avaliação dos trabalhos submetidos a cada edição do Cadernos do GIPE-CIT deve seguir as diretrizes estabelecidas pela respectiva Chamada pública. Entretanto, os Organizadores, a Comissão Científica constituída a cada publicação, bem como a Coordenação Editorial e os Autores/Autoras devem seguir aos Princípios e Determinações regulares da revista aqui expressos;

1.6 Cada Edição deve publicar uma Chamada propondo um dossiê temático contendo as diretrizes estabelecidas para o processo de avaliação e seleção, e todas as etapas do processo até a publicação devem seguir a um Cronograma, que integrará a Chamada;

1.7 Os avaliadores, integrantes da Comissão Científica, que será constituída a cada edição, devem receber os trabalhos sem a identificação dos respectivos Autores/Autoras;

1.8 Os trabalhos deverão ser postados na página do Cadernos do GIPE-CIT no Portal de Periódicos da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/index) ou encaminhados por e-mail, de acordo com indicações definidas pela Chamada;

1.9 Podem ser admitidos trabalhos apresentados em coautoria;

1.10 Cada Autor/Autora (incluindo os casos de coautoria) poderá submeter apenas um trabalho a cada edição;

1.11 Os trabalhos devem ser inéditos;

1.12 Trabalhos submetidos ao processo de seleção poderão ser escritos em Língua Portuguesa ou em Espanhol. Nos casos de outras línguas, devem vir acompanhados da tradução para o Português;

1.13  A revista  constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas para a publicação de trabalhos acadêmicos (artigos, ensaios, entrevistas) que não estejam diretamente ligados à temática prevista pela Chamada pública semestral, em conformidade com as demandas de pesquisadores do campo das Artes Cênicas. Os trabalhos devem ser avaliados pelos colaboradores pareceristas (Comissão Científica);

1.14  A revista constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas / Jornalismo para a publicação de textos jornalísticos (entrevistas, artigos, resenhas críticas, reportagens especiais, fotografias) que contenham informações e conhecimentos que sejam do interesse dos agentes culturais que estudam, produzem e pesquisem no campo das Artes Cênicas: espaço reservado para a contribuição de jornalistas, na perspectiva do jornalismo cultural e na do jornalismo como forma de conhecimento

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

2.1 Observância aos princípios e determinações regulares do Cadernos do GIPE-CIT, às diretrizes de cada Chamada pública, assim como às normas técnicas vigentes para trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

2.2 Deve existir vinculação entre o trabalho submetido com o tema proposto para cada edição, conforme a Chamada, excetos os que forem submetidos à seção Folhas Avulsas;

2.3. Os trabalhos publicados pela seção especial Folhas Avulsas devem trazer temas e abordagens que atendam a demandas de pesquisadores do campo das Artes Cênicas;

2.4 Pertinência da abordagem escolhida e consistência na discussão apresentada;

2.5 Clareza e coesão textual. 

  1. DOS FORMATOS

3.1 Serão admitidos estudos em formato de artigos, de ensaios ou de entrevistas contendo:

3.1.1 Relatos descritivos e/ou analíticos de experiências ou de processos artísticos;

3.1.2 Discussões teórico-epistemológicas;

3.1.3 Estudos de caso;

3.1.4 Resenhas críticas;

3.1.5 Escritas dramatúrgicas, acompanhadas de reflexão autoral. O texto dramatúrgico relacionado pode ser acessado na íntegra através de um hiperlink;

3.1.6 Ensaios visuais ou audiovisuais, acompanhados de reflexão acadêmica.

3.2 Caso a Chamada pública de determinada edição do Cadernos do GIPE-CIT inclua um novo formato textual ou defina normas específicas para o número em questão, Autores/Autoras e a Coordenação Editorial (Editores, Revisores e Designers) devem se adequar às determinações transitórias, que visam permitir a experimentação e a expansão do campo Pesquisa em Artes Cênicas. Os Organizadores devem fundamentar e especificar as alterações.

4. NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Os trabalhos devem ter formato de artigo, de ensaio ou de entrevista, conforme definições do item 3 deste documento, e devem ter a seguinte estrutura básica:

- Cabeçalho (Título, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords);

- Seção introdutória;

- Seção de desenvolvimento: podem ser incluídas subseções (com Intertítulos), conforme a necessidade;

- Seção de Conclusão (no caso de artigos) ou de Considerações Finais (nos demais casos);

- Referências;  

- A estrutura do texto deve conter no mínimo dez (10) e no máximo catorze (14) páginas, não incluindo o item Referências.  

4.2 O Cabeçalho deve conter:  

4.2.1 Título do trabalho em português/espanhol e título em inglês, separados por uma linha de distância. Devem ser digitados em letra maiúscula (caixa alta), em ARIAL, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, alinhamento centralizado; e o subtítulo (sem caixa alta) na próxima linha. Ambos devem estar em negrito;                                                                                                  

4.2.2 O Resumo/Resumen deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT vigentes. Os textos em português e em espanhol deverão ter o Resumo traduzido para o inglês (Abstract). Resumos em português/espanhol e inglês, necessariamente nessa ordem, devem ser separados por uma linha de distância:

a) Os resumos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;

b) No Resumo (e no Abstract) deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e considerações metodológicas.

4.2.3 As Palavras-chaves (Keywords) devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, conforme regras da ABNT.

a) Cada trabalho deve apresentar de três (3) a cinco (5) palavras-chave.

4.3 Os textos deverão ser digitados em fonte ARIAL, tamanho 12 e o espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado. Deverão ser submetidos em formato Microsoft Word (.DOC);

4.4 Os Intertítulos, digitados em letras maiúsculas (caixa alta), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, não devem conter numeração;

4.5 As Referências, ao final do texto, devem seguir as normas da ABNT vigentes, lembrando que o título da obra referencial deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é importante que seja informado:

a) Diferentes trabalhos do mesmo Autor/Autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie.

4.6 Os textos devem ter notas de rodapé explicativas apenas para a apresentação de comentários, explanações breves ou traduções. Podem ser publicadas Notas do Autor/Autora e Notas da Edição (quando formuladas pela Coordenação Editorial);

4.7 As citações com até três (3) linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser destacadas, em fonte 11, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e com recuo de 4cm. As intervenções nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses;

4.8 É obrigatória a utilização do sistema Autor-Data para todas as citações: (Sobrenome do autor/autora, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do Autor/Autora, ano, página) para citações diretas;

4.9 Os trabalhos submetidos devem seguir às seguintes configurações gerais:

  1. a) Página A4;
  2. b) Margens Superior e Inferior de 3cm;
  3. c) Margens laterais de 2cm;
  4. d) Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;
  5. e) Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de obras referenciais para o trabalho;
  6. f) Uso de negrito para destaque no texto;
  7. g) URLs informadas no texto por meio de hiperlink;
  8. h) Imagens no corpo do texto (com legenda e os devidos créditos).

4.10 O uso de imagens (fotografias, desenhos, mapas, gráficos, tabelas) no corpo do texto deve respeitar o limite máximo de oito (8) itens por trabalho. Caso os trabalhos incluam imagens da autoria de terceiros, é indispensável que seja encaminhado documento de autorização. O material deverá vir creditado e acompanhado de legendas de identificação, e as seguintes formatações: alinhamento centralizado, resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi; P&B ou colorida; tamanho mínimo de 7cm X 5cm e máximo de 10cm X 15cm; legendas abaixo das imagens em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado e sem formatação de quebra automática de texto;

4.11 Os autores poderão utilizar hiperlink para fazer referências a material em meio eletrônico, como áudios, recursos audiovisuais ou para vincular escritas dramatúrgicas. Nesses casos, inserir referência ao link como nota de rodapé ou no item Referências, da seguinte forma: “Disponível em: <link>. Acesso em: dia/mês/ano. No caso de envio de mídias, seguir os padrões:        

  1. a) Imagens: resolução de 300 a 600dpi e tamanho de 725 X 500 pixels;
  2. b) Vídeos: até 15 min, enviar link do YouTube;
  3. c) Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2MB.

4.12 O envio do texto original implica na autorização para a publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0 e poderá ser publicado na revista;

4.13 Os trabalhos não devem ser postados contendo a assinatura do Autor/Autora ou dos Autores/Autoras. A identificação deve vir nos itens complementares à postagem do manuscrito, tais como no Currículo resumido;;

4.14 Os trabalhos devem ser acompanhados por informações sobre Autoras e Autores. É indispensável encaminhar texto, com até cinco (5) linhas, contendo informações sobre a formação acadêmica, cargo em exercício e demais informações relevantes sobre a trajetória acadêmica e artística. É importante que contenha os seguintes dados:

Instituição a que a pesquisadora (ou o pesquisador) esteja vinculada (o) e o tipo de vínculo;

Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída; ano);

Bolsa de fomento (quando houver);

Dados sobre a atuação profissional (artística, instituição de ensino, movimento cultural, dentre outras).

4.15 Os mestrandos devem identificar o professor-orientador (e a sua titulação), além da Instituição e do Programa de Pós-graduação onde realizam suas pesquisas.

5. REGRAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

5.1 Os textos devem ser submetidos através do sistema de Periódicos da UFBA (ou por e-mail, quando for indicado pela Chamada pública);

5.2 Para a submissão de trabalhos, as Autoras e os Autores devem cadastrar-se previamente na página do Cadernos do GIPE-CIT, selecionando a função AUTOR;

5.3 Após o cadastro, devem realizar login no sistema e escolher a opção “nova submissão”. Nesta aba, encontram-se as orientações passo a passo para a submissão dos trabalhos;

5.4 O trabalho a ser submetido à avaliação da revista (etapa 2: inclusão do manuscrito) não deve conter informações que possibilitem a identificação da autoria;

5.5 Os trabalhos enviados por e-mail (quando indicado pela Chamada pública) devem ser encaminhados em WORD (.DOC) e não devem conter assinaturas e demais indicações de autoria. Devem ser encaminhados com um documento complementar, contendo assinatura e resumo do currículo (dados biográficos e/ ou curriculares, em até cinco linhas);

5.6 As informações no corpo do texto que possam identificar a autoria do trabalho devem ser removidas e substituídas por indicações entre colchetes, tais como:

[nome do autor removido para avaliação]

[título do espetáculo removido para avaliação]

[nome da instituição removida para avaliação]        

5.7 O arquivo em WORD também não deve conter informações de identificação dos autores/autoras. Para remover essas informações, recomendamos a seguir as seguintes etapas:

No arquivo WORD do manuscrito, acessar a aba “arquivo”; abrir o item “informações”; clicar em "Inspecionar documento"; clicar em “inspecionar”; após o resultado, remover “propriedade do documento e informações pessoais”; remover comentários, revisões, versões etc.;

5.8 Os dados de identificação do Autor/Autora devem ser preenchidos correta e exclusivamente no formulário indicado (etapa 3: inclusão de metadados) pelo sistema de publicação. Os dados curriculares e/ou biográficos devem ser resumidos em até cinco (5) linhas.    

 

ANEXO 01

CRONOGRAMA 

Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 48 (Ano 26, 2022.1)

30/11/2021 ............................. Publicação da Chamada 

De 30/11/2021 a 15/01/2022............ Chamada para submissões

15/04/2022 .............................. Resultado dos trabalhos contemplados

30/06/2022 .............................. Publicação online da Edição n.48

 

CONSELHO EDITORIAL:

André Carreira (UDESC); Angela de Castro Reis (UNIRIO); Antônia Pereira Bezerra (UFBA); Beti Rabetti (UNIRIO); Christine Douxami (Univ. FrancheComté); Ciane Fernandes (UFBA); Daniel Marques (UFBA); Denise Coutinho (UFBA); Eliana Rodrigues Silva (UFBA); Fernando Mencarelli (UFMG); Gilberto Icle (UFRGS); Olinda Margareth Charone (UFPA); Sérgio Farias (UFOBA); Wladilene Lima (UFPA).