TEATRO DE REVISTA CONTEMPORÂNEO NO ENSINO NÃO FORMAL DE TEATRO: dramaturgia e crítica sociopolítica

Autores

  • Jones Oliveira Mota Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Pedagogias do Teatro, Dramaturgia, Improvisação, Teatro de Revista Contemporâneo, Crítica sociopolítica

Resumo

Este ensaio apresenta um relato analítico de uma experiência pedagógica com Teatro de Revista, que tem como ponto culminante a produção de Infiel – A Revista do Ano de 2016 pelo Coletivo Saladistar Produções. A peça foi criada como meio de crítica sociopolítica e dramatúrgica, numa experiência de ensino não formal de teatro, utilizando técnicas de dramaturgismo, rapsódia, intertextualidade e improvisação para a construção de cenas. A análise fornece insights sobre o processo de criação dramatúrgica em um contexto pedagógico, destacando a importância da criatividade e da colaboração. Além disso, a experiência demonstra o potencial do Teatro de Revista Contemporâneo como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e sociais. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografia do Autor

Jones Oliveira Mota, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Professor do curso de Licenciatura em Teatro (EAD) da Escola de Teatro da UFBA. Encenador da Belicosa Companhia de Teatro.

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Publicado

2023-09-05