Edição N. 51: TÉCNICAS, JOGOS, IMPROVISAÇÕES E RITOS: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA.

2023-07-31

CADERNOS DO GIPE-CIT

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

Salvador, 31 de julho 2023

       O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 51 (Ano 27, 2023.2) do Cadernos do GIPE-CIT, que terá como título TÉCNICAS, JOGOS, IMPROVISAÇÕES E RITOS: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA.

O objetivo principal do número consiste em colaborar com a sistematização do conhecimento acerca de linhas de atuação, processos de criação, de treinamento, bem como com a formação de atuantes para multimeios e em diversas modalidades artísticas, tais como o teatro; o cinema; as produções ficcionais televisivas; os produtos ficcionais feitos para streamings e para canais da internet; as dublagens; as performances; as criações circenses; além de produções artístico-pedagógicas que se valem das diversas formas de atuação cênica (processos de criação e produtos) desenvolvidas por educadores-artistas e estudantes - na educação formal e na educação não-formal.

Em conformidade com Stanislavski: “[...] a mais simples ação física, ao ser executada por um ator em cena, obriga-o a criar, de acordo com seus próprios impulsos, toda sorte de ficções imaginárias.” Partindo do corpo do atuante (corpo-emocional; corpo-razão-imaginação-argumentação; corpo físico; corpo-ritual), é possível identificar construções que se sustentam com base no emocional e no psicológico das personagens, outras em que as máscaras das personas são intencionalmente visíveis e algumas em que a construção se dá, particularmente, no organismo físico do ator, salientamos que todas elas se constroem no CORPO em atitude expressiva. Nessa perspectiva não há separação entre corpo e mente. 

O Dossiê pretende englobar diversas linhas de atuação (processos de criação e formação, pedagogias, exercícios  e técnicas) emotivas e psicológicas, racionais, físicas, tendo como referências: o sistema codificado por Constantin Stanislavski; princípios desenvolvidos pela proposição estético-político-pedagógica de Bertolt Brecht, no que se refere especificamente ao trabalho de atuantes; o legado de Jerzi Grotowski e seus discípulos que compreendem o ator/atriz como a essência do teatro e o conceito de pré-expressividade proposto por Eugênio Barba. 

Ademais, é fundamental problematizar o espaço do/da atuante em proposições ritualísticas, remetendo às origens das artes da cena e tendo como referência o legado de Antonin Artaud, além das formas e ritos advindos de expressões espetaculares da Cultura (tradicional, contemporânea, popular, erudita), contemplando distintas matrizes culturais, tais como a europeia e seus desdobramentos nas américas; as relacionadas às culturas orientais; as de matriz africana e as dos povos indígenas.

Interessa também ao dossiê trabalhos relacionados com as diversas formas de atuação, treinamento e compartilhamento da arte da atuação cênica com base em jogos e improvisação, tendo como referência o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e a estética do Oprimido, além de contribuições como as de Viola Spolin, Keith Johnstone, Volker Quandt, Ingrid Koudela, bem como tradições como as da Commedia dell’Arte, entre outras.

 Dentre os principais tópicos correlacionados com a temática destacam-se: a ação física; a expressão corporal, gestos e movimentos; o olhar e a expressão facial; a respiração, a dicção, a expressão vocal; ritmo, tempo, prontidão cênica; o canto; a improvisação cênica; o teatro ritualístico; a cena e a contracena, o desempenho de papéis, a construção de personagens; a relação do atuante (ator/atriz, intérprete, performer, dançarino, brincante etc) com câmeras, microfones, figurinos, objetos de cena, adereços, maquiagem, coreografias, marcações,  situações dramáticas, cenas, textos dramatúrgicos, ambientes cenográficos, locações e com outros elementos implicados na encenação, incluindo o público.

    A edição 51 do Cadernos do GIPE-CIT traz espaço para a publicação de textos jornalísticos, nas perspectivas do Jornalismo Cultural e do Jornalismo como Forma de Conhecimento, contendo reportagens especiais, entrevistas, críticas ou perfis analíticos de atuantes, de forma a compartilhar experiências no campo da atuação cênica. A produção jornalística será publicada na seção FOLHAS AVULSAS/ Jornalismo.

     Os trabalhos relacionados à Edição número 51 (Ano 27, 2023.2) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada até o dia 16 de setembro de 2023. Devem ser submetidos no sítio da revista no Portal de Periódicos da UFBA https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit, conforme orientações disponíveis. 

     O e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com pode ser utilizado como um canal de comunicação entre autores/autoras e a Coordenação Editorial da Edição número 51.

Cordialmente, 

Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Celso de Araújo Oliveira Jr.

Organizadores - Cadernos do GIPE-CIT n. 51



ANEXO 01

 

CRONOGRAMA 

Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 51 (Ano 26, 2023.2)



31/07/2023 ............................. Publicação da Chamada 

 

De 31/07/2023 a 16/09/2023............ Chamada para submissões

 

16/12/2023 .............................. Resultado dos trabalhos contemplados

 

30/12/2023 .............................. Publicação online da Edição n.51

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

 PRINCÍPIOS E DETERMINAÇÕES

  1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

1.1 Revista editada semestralmente pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT publica trabalhos relacionados a pesquisas acadêmicas no âmbito das Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas; bem como reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea;

1.2 A revista conta com um Conselho Editorial permanente e a cada edição constitui um grupo de Organizadores e uma Comissão Científica para conduzir a avaliação e a seleção dos trabalhos, junto à Coordenação Editorial (composta por Editores, Revisores, Designers). O processo de avaliação é realizado por até três avaliadores pareceristas, com ampliação do número de pareceres em caso de contradições relevantes;

1.3 Cadernos do GIPE-CIT oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Todos os textos publicados estão disponíveis na internet para os usuários após a publicação. O uso não comercial é permitido, desde que sejam claramente mencionadas as referências aos autores e à revista;

1.4 Cadernos do GIPE-CIT não cobra taxas de processamento de artigos, nem taxas de submissão;

1.5 O processo de avaliação dos trabalhos submetidos a cada edição do Cadernos do GIPE-CIT deve seguir as diretrizes estabelecidas pela respectiva Chamada pública. Entretanto, os Organizadores, a Comissão Científica constituída a cada publicação, bem como a Coordenação Editorial e os Autores/Autoras devem seguir aos Princípios e Determinações regulares da revista aqui expressos;

1.6 Cada Edição deve publicar uma Chamada propondo um dossiê temático contendo as normas estabelecidas para o processo de avaliação e seleção, e todas as etapas do processo até a publicação devem seguir a um Cronograma, que integrará a Chamada;

1.7 Os avaliadores, que também integram a Comissão Científica, que será constituída a cada edição, devem receber os trabalhos sem a identificação dos respectivos Autores/Autoras;

1.8 Os trabalhos deverão ser postados na página do Cadernos do GIPE-CIT no Portal de Periódicos da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/index) ou encaminhados por e-mail, de acordo com indicações definidas por cada Chamada pública;

1.9 Podem ser admitidos trabalhos apresentados em coautoria;

1.10 Cada Autor/Autora (incluindo os casos de coautoria) poderá submeter apenas um trabalho a cada edição;

1.11 Os trabalhos devem ser inéditos;

1.12 Trabalhos submetidos ao processo de seleção poderão ser escritos em Língua Portuguesa ou em Espanhol. Nos casos de outras línguas, devem vir acompanhados da tradução para o Português;

1.13  A revista  constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas para a publicação de trabalhos acadêmicos (artigos/ ensaios/ entrevistas) que não estejam diretamente ligados à temática prevista pela Chamada pública semestral, em conformidade com as demandas de estudantes, realizadores e pesquisadores do campo das Artes Cênicas. Os trabalhos devem ser avaliados pelos colaboradores pareceristas (Comissão Científica);

1.14 A revista constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas / Jornalismo para a publicação de textos jornalísticos (entrevistas, artigos, resenhas críticas, reportagens especiais, fotografias) que contenham informações e conhecimentos que sejam do interesse dos agentes culturais que estudam, produzem e pesquisem no campo das Artes Cênicas: espaço reservado para a contribuição de jornalistas, na perspectiva do jornalismo cultural e na do jornalismo como forma de conhecimento

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

2.1 Observância aos Princípios e determinações regulares do Cadernos do GIPE-CIT, às diretrizes de cada Chamada pública, assim como às normas técnicas vigentes para trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

2.2 Deve existir vinculação entre o trabalho submetido com o tema proposto para cada edição, conforme a Chamada, excetos os que forem submetidos à seção Folhas Avulsas;

2.3. Os trabalhos publicados pela seção especial Folhas Avulsas devem trazer temas e abordagens que atendam a demandas de estudantes, realizadores e pesquisadores do campo das Artes Cênicas;

2.4 Pertinência da abordagem escolhida e consistência na discussão apresentada;

2.5 Clareza e coesão textual.

  1. DOS FORMATOS

3.1 Serão admitidos estudos em formato de artigos, de ensaios ou de entrevistas contendo:

3.1.1 Relatos descritivos e/ ou analíticos de experiências e/ou de processos artísticos;

3.1.2 Discussões teórico-epistemológicas;

3.1.3 Estudos de caso;

3.1.4 Resenhas críticas;

3.1.5 Escritas dramatúrgicas, acompanhadas de reflexão autoral. O texto dramatúrgico relacionado pode ser acessado na íntegra através de um hiperlink;

3.1.6 Ensaios visuais ou audiovisuais, acompanhados de reflexão acadêmica.

3.2 Caso a Chamada pública de determinada edição do Cadernos do GIPE-CIT inclua um novo formato textual ou defina normas específicas para o número em questão, Autores/Autoras e a Coordenação Editorial (Editores, Revisores e Designers) devem se adequar às determinações transitórias, que visam permitir a experimentação e a expansão do campo Pesquisa em Artes Cênicas. Os Organizadores devem fundamentar e especificar as alterações no referido Edital.

  1. NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Os trabalhos devem ter formato de artigo, de ensaio ou de entrevista, conforme definições do item 3 deste documento, e devem ter a seguinte estrutura básica:

- Cabeçalho (Título, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords);

- Seção introdutória;

- Seção de desenvolvimento: podem ser incluídas subseções (com Intertítulos), conforme a necessidade;

- Seção de Conclusão (no caso de artigos) ou de Considerações Finais (nos demais casos);

- Referências;  

- A estrutura do texto deve conter no mínimo dez (10) e no máximo catorze (14) páginas, não incluindo o item Referências.  

4.2 O Cabeçalho deve conter:  

4.2.1 Título do trabalho em português/espanhol e título em inglês, separados por uma linha de distância. Devem ser digitados em letra maiúscula (caixa alta), em ARIAL, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, alinhamento centralizado; e o subtítulo (sem caixa alta) na próxima linha. Ambos devem estar em negrito;                                                                                                   

4.2.2 O Resumo deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT vigentes. Os textos em português e em espanhol deverão ter o Resumo traduzido para o inglês (Abstract). Resumos em português/espanhol e inglês, necessariamente nessa ordem, devem ser separados por uma linha de distância:

  1. a) Os resumos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
  2. b) No Resumo (e no Abstract) deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e considerações metodológicas.

4.2.3 As Palavras-chaves (Keywords) devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, conforme regras da ABNT.

  1. a) Cada trabalho deve apresentar de três (3) a cinco (5) palavras-chave.

4.3 Os textos deverão ser digitados em fonte ARIAL, tamanho 12 e o espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado. Deverão ser submetidos em formato Microsoft Word (.DOC);

4.4 Os Intertítulos, digitados em letras maiúsculas (caixa alta), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, não devem conter numeração;

4.5 As Referências, ao final do texto, devem seguir as normas da ABNT vigentes, lembrando que o título da obra referencial deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é importante que seja informado:

  1. a) Diferentes trabalhos do mesmo Autor/Autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie.

4.6 Os textos devem ter notas de rodapé explicativas apenas para a apresentação de comentários, explanações breves ou traduções. Podem ser publicadas Notas do Autor/Autora e Notas da Edição (quando formuladas pela Coordenação Editorial);

4.7 As citações com até três (3) linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser destacadas, em fonte 11, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e com recuo de 4cm. As intervenções nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses;

4.8 É obrigatória a utilização do sistema Autor-Data para todas as citações: (Sobrenome do Autor/Autora, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do Autor/Autora, ano, página) para citações diretas;

4.9 Os trabalhos submetidos devem seguir às seguintes configurações gerais:

  1. a) Página A4;
  2. b) Margens Superior e Inferior de 3 cm;
  3. c) Margens laterais de 2cm;
  4. d) Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;
  5. e) Uso de itálico para termos estrangeiros, neologismos e títulos de obras referenciais para o trabalho;
  6. f) Uso de negrito para destaque no texto;
  7. g) URLs informadas no texto por meio de hiperlink;
  8. h) Imagens no corpo do texto (com legenda e os devidos créditos).

4.10 O uso de imagens (fotografias, desenhos, mapas, gráficos, tabelas) no corpo do texto deve respeitar o limite máximo de oito (8) itens por trabalho. Caso os trabalhos incluam imagens da autoria de terceiros, é indispensável que seja encaminhado documento de autorização. O material deverá vir creditado e acompanhado de legendas de identificação, e as seguintes formatações: alinhamento centralizado, resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi; P&B ou colorida; tamanho mínimo de 7cm X 5cm e máximo de 10 cm X 15 cm; legendas abaixo das imagens em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado e sem formatação de quebra automática de texto;

4.11 Os autores poderão utilizar hiperlink para fazer referências a material em meio eletrônico, como áudios, recursos audiovisuais ou para vincular escritas dramatúrgicas. Nesses casos, inserir referência ao link como nota de rodapé ou no item Referências, da seguinte forma: “Disponível em: <link>. Acesso em: dia/mês/ano. No caso de envio de mídias, seguir os padrões:        

  1. a) Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725 X 500 pixels;
  2. b) Vídeos: até 15 min, enviar link do YouTube;
  3. c) Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2MB.

4.12 O envio do texto original implica na autorização para a publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0 e poderá ser publicado na revista;

4.13 Os trabalhos não devem ser postados contendo a assinatura do Autor/Autora ou dos Autores/Autoras. A identificação deve vir nos itens complementares à postagem do manuscrito, tais como no Currículo resumido;

4.14 Os trabalhos devem ser acompanhados por informações sobre Autoras e Autores. É indispensável encaminhar texto, com até cinco (5) linhas, contendo informações sobre a formação acadêmica, cargo em exercício e demais informações relevantes sobre a trajetória acadêmica e artística. É importante que contenha os seguintes dados:

- Instituição a que a pesquisadora/ o pesquisador esteja vinculada (o) e o tipo de vínculo;

- Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída; ano);

- Bolsa de fomento (quando houver);

- Dados sobre a atuação profissional (artística, instituição de ensino, movimento cultural, dentre outras).

4.15 Os mestrandos devem identificar o professor-orientador (e a sua titulação), além da Instituição e do Programa de Pós-graduação onde realizam suas pesquisas.

  1. REGRAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

5.1 Os textos devem ser submetidos através do sistema de Periódicos da UFBA (ou por e-mail, quando for indicado pela Chamada pública);

5.2 Para a submissão de trabalhos, as Autoras e os Autores devem cadastrar-se previamente na página do Cadernos do GIPE-CIT, selecionando a função AUTOR;

5.3 Após o cadastro, devem realizar login no sistema e escolher a opção “nova submissão”. Nesta aba, encontram-se as orientações passo a passo para a submissão dos trabalhos;

5.4 O trabalho a ser submetido à avaliação da revista (etapa 2: inclusão do manuscrito) não deve conter informações que possibilitem a identificação da autoria;

5.5 Os trabalhos enviados por e-mail (quando indicado pela Chamada pública) devem ser encaminhados em WORD (.DOC) e NÃO devem conter assinaturas e demais indicações de autoria. Devem ser encaminhados com um documento complementar, contendo assinatura e resumo do currículo (dados biográficos e/ ou curriculares, em até cinco linhas);

5.6 As informações no corpo do texto que possam identificar a autoria do trabalho devem ser removidas e substituídas por indicações entre colchetes, tais como:

[nome do autor removido para avaliação]

[título do espetáculo removido para avaliação]

[nome da instituição removida para avaliação]        

5.7 O arquivo em WORD também não deve conter informações de identificação dos autores/autoras. Para remover essas informações, recomendamos a seguir as seguintes etapas:

No arquivo WORD do manuscrito, acessar a aba “arquivo”; abrir o item “informações”; clicar em "Inspecionar documento"; clicar em “inspecionar”; após o resultado, remover “propriedade do documento e informações pessoais”; remover comentários, revisões, versões etc.;

5.8 Os dados de identificação do Autor/Autora devem ser preenchidos correta e exclusivamente no formulário indicado (etapa 3: inclusão de metadados) pelo sistema de publicação. Os dados curriculares e/ou biográficos devem ser resumidos em até cinco (5) linhas.               





CONSELHO EDITORIAL:

 

André Carreira (UDESC); Angela de Castro Reis (UNIRIO); Antônia Pereira Bezerra (UFBA); Beti Rabetti (UNIRIO); Christine Douxami (Univ. FrancheComté); Ciane Fernandes (UFBA); Daniel Marques (UFBA); Denise Coutinho (UFBA); Eliana Rodrigues Silva (UFBA); Fernando Mencarelli (UFMG); Gilberto Icle (UFRGS); Olinda Margareth Charone (UFPA); Sérgio Farias (UFOBA); Wladilene Lima (UFPA).